Amazon lança aplicativo agregador de notícias próprio para o Fire TV
Com conexão já garantida para a Alexa e por enquanto disponível só nos EUA, News permite que usuário receba e crie o próprio filtro de notícias a partir de 20 veículos diferentes
A Amazon anunciou hoje o lançamento de um novo aplicativo que servirá de agregador de notícias para usuários do Fire TV. Por enquanto disponível apenas nos Estados Unidos, o serviço permitirá que o usuário customize os veículos que deseja receber as notícias a partir de uma lista com 20 nomes importantes do meio no país e ao redor do globo.
Por enquanto apenas intitulado News, o serviço será disponibilizado aos poucos para todos os usuários no território e terá compatibilidade com os principais aparelhos da companhia, incluindo a Alexa que poderá “ler” as notícias com o comando “Alexa, play the news”. Os tablets com o sistema da Fire instalado também estão previstos para incluir futuramente o News.
Entre as emissoras e jornais confirmados no app, destacam-se os nomes da CBS News, Reuters, Huffington Post, Bloomberg, os ramos principais da Yahoo (incluindo News, Finance, Sports e Entertainment), Al Jazeera, People, Entertainment Weekly e a Sports Illustrated.
Embora detalhes dos acordos com cada um das companhias não tenham sido divulgados ao público, a Amazon diz que pretende “continuar a expandir a seleção do conteúdo de notícias com o tempo”, o que deve incluir negociações para pagar o acesso aos conteúdos protegidos por paywall. Isso também vale, claro, para algumas das principais redes de notícias ausentes nesta primeira versão do serviço, como o New York Times, o Wall Street Journal e a CNN.
O News da Amazon no fundo lembra muito o News+ que a Apple anunciou em março, mas se difere por possuir além de conteúdo escrito (uma especialização do serviço da companhia de Tim Cook, que inclui revistas e jornais) uma parte dedicada a vídeo, ideal para os aparelhos ligados a televisores da empresa de Jeff Bezos. Outra parte importante é que o sistema é viabilizado não por uma assinatura padrão, mas pela venda de anúncios entre a exibição das notícias.