Projeto de showrunners de “Game of Thrones” na Netflix é adaptação de série de livros de ficção-científica chinesa
Seriado baseado no livro "O Problema dos Três Corpos" conta ainda com Rian Johnson na produção executiva e acompanha saga do primeiro contato da humanidade com civilização alienígena
Já faz um ano que David Benioff e D.B. Weiss – a famosa dupla de produtores por trás do sucesso de “Game of Thrones” – acertou um acordo com a Netflix para um projeto misterioso, mas desde então as conversas sobre a produção ficaram na miúda. A única informação era de que o programa desenvolvido seria milionário, com uma escala tamanha que não apenas levou a companhia a desembolsar 200 milhões de dólares (e superar a HBO) como fez os dois criativos desistirem de comandar uma trilogia de filmes de “Star Wars” na Disney por pura falta de tempo.
Nesta terça (1), porém, a companhia revelou em seu blog oficial a identidade do projeto, e ele de fato é gigante: Benioff e Weiss no momento desenvolvem uma série baseada no “O Problema dos Três Corpos”, o primeiro de uma trilogia de livros de ficção científica escrita pelo chinês Cixin Liu no fim dos anos 2000 – todos com direitos garantidos pelo serviço de streaming. A história é ambiciosa em todos os níveis possíveis, relatando o primeiro contato da humanidade com uma civilização alienígena e acompanhando os desdobramentos desta relação desde os anos 60 até o fim da população humana.
Além dos dois showrunners, o seriado também deve contar com a colaboração na função de Alexander Woo, que produziu a segunda temporada de “The Terror”, e a participação de Rian Johnson e Ram Bergman na produção executiva. A Plan B Entertainment e a Primitive Streak serão os estúdios atuantes no projeto, que contará com a consultoria de Cixin ao longo de todo o desenvolvimento – bem no esquema de George R.R. Martin na realização de “Game of Thrones”.
Além de toda a questão do tamanho ridículo da escala – que aos poucos se firma como tendência na TV estadunidense, vide a série de “O Senhor dos Anéis” no Prime Video e de “Fundação” no Apple TV+ – o projeto também é uma surpresa se considerar que ele já vinha apresentando planos de ser adaptado nos últimos meses. De acordo com o Polygon, a YooZoo Group que é dona dos direitos tinha revelado no ano passado trabalhar numa série de animação inspirada na série de livros, cujo orçamento em tese seria bem mais em conta que uma produção em carne e osso – e parece que agora estes planos podem ter sido paralisados com o acordo da Netflix.
Mas a parte mais interessante é que a Netflix atualmente não está presente na China, e com um projeto tão gigante e atraente ao público do país fica difícil não imaginar se a companhia não estaria cogitando no momento fazer uma entrada triunfal no território em um futuro bem próximo.