O podcast pra quem tem fome de aprender
Tragédias. Desastres. Catástrofes.
Por que a gente presta mais atenção em fatos negativos que positivos?
A ciência tem uma explicação para isso?
Confira no papo entre o leigo curioso, Ken Fujioka, e o cientista PhD, Altay de Souza.
OUÇA (48min 36s)
========
Download | iTunes | Android | Feed
Edição: Reginaldo Cursino
========
PARCERIA: ALURA
A Alura tem mais de 1.000 cursos de diversas áreas e é a maior plataforma de cursos online do Brasil — e você tem acesso a todos com uma única assinatura.
Aproveite o desconto de R$100 para ouvintes Naruhodo no link:
https://www.alura.com.br/promocao/naruhodo
========
REFERÊNCIAS
Consumer Demand for Cynical and Negative News Frames
https://journals.sagepub.com/doi/abs/10.1177/1940161214524832?etoc
Two Decades of American News Preferences
https://www.pewresearch.org/2007/08/22/two-decades-of-american-news-preferences-2/
News, Politics, and Negativity
https://papers.ssrn.com/sol3/papers.cfm?abstract_id=2075941
Negativity Bias, Negativity Dominance, and Contagion
https://journals.sagepub.com.sci-hub.st/doi/abs/10.1207/s15327957pspr0504_2
Bad Is Stronger Than Good
https://journals.sagepub.com.sci-hub.st/doi/abs/10.1037/1089-2680.5.4.323
O Novo Iluminismo: Steven Pinker explica como a civilização resolverá os desafios contemporâneos
https://www.fronteiras.com/artigos/o-novo-iluminismo-steven-pinker-explica-como-a-civilizacao-resolvera-os-desafios-contemporaneos
Positive-Negative Asymmetry in Evaluations: The Distinction Between Affective and Informational Negativity Effects
https://www.tandfonline.com.sci-hub.st/doi/abs/10.1080/14792779108401856
Automatic vigilance: The attention-grabbing power of negative social information – https://psycnet.apa.org/record/1992-04165-001
On Wildebeests and Humans: The Preferential Detection of Negative Stimuli
https://journals.sagepub.com.sci-hub.st/doi/abs/10.1111/1467-9280.t01-1-01412
What Makes Online Content Viral?
https://journals.sagepub.com.sci-hub.st/doi/abs/10.1509/jmr.10.0353
The spread of true and false news online
https://science.sciencemag.org/content/359/6380/1146/tab-pdf
The MAD Model of Moral Contagion: The Role of Motivation, Attention, and Design in the Spread of Moralized Content Online
https://journals.sagepub.com.sci-hub.st/doi/abs/10.1177/1745691620917336
Multiple categorization and implicit intergroup bias: differential category dominance and the positive–negative asymmetry effect
https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1002/ejsp.31
Naruhodo #164 – Podemos ler emoções com base em expressões faciais
https://www.b9.com.br/101840/naruhodo-164-podemos-ler-emocoes-com-base-em-expressoes-faciais/
Naruhodo #187 – Por que procastinamos?
https://www.b9.com.br/shows/naruhodo/naruhodo-187-por-que-procrastinamos/
Naruhodo #259 – Porque as coisas parece óbvias depois que passamos por elas? Parte 1
https://www.b9.com.br/shows/naruhodo/naruhodo-259-por-que-as-coisas-parecem-obvias-depois-que-passamos-por-elas-parte-1-de-2/
Naruhodo #260 – Porque as coisas parece óbvias depois que passamos por elas? Parte 2
https://www.b9.com.br/shows/naruhodo/naruhodo-260-por-que-as-coisas-parecem-obvias-depois-que-passamos-por-elas-parte-2-de-2/
Naruhodo #155 – Tomar decisões cansa o nosso cérebro?
https://www.b9.com.br/shows/naruhodo/naruhodo-155-tomar-decisoes-cansa-o-nosso-cerebro/
Naruhodo #131 – O que é ASMR?
https://www.b9.com.br/shows/naruhodo/naruhodo-131-o-que-e-asmr/
Podcasts das #Minas: SPILL THE BEANS
#MulheresPodcasters
https://spillthebeans.com.br
========
APOIE O NARUHODO!
Você sabia que pode ajudar a manter o Naruhodo no ar?
Ao contribuir, você pode ter acesso ao grupo fechado no Telegram, receber conteúdos exclusivos e ter vantagens especiais.
Assine o apoio mensal pelo PicPay:
https://picpay.me/naruhodopodcast
Programação Neurolinguística (PNL) tem base científica? - Parte 2 de 2
O podcast pra quem tem fome de aprender
Programação Neurolinguística (PNL) tem base científica? - Parte 1 de 2
O podcast pra quem tem fome de aprender
Por que às vezes sentimos as dores dos outros?
O podcast pra quem tem fome de aprender
Pessoas mais conscientes gostam menos de Rage Against the Machine?
O podcast pra quem tem fome de aprender
O que é e como funciona uma relação estética?
O podcast pra quem tem fome de aprender
O que é e de onde vem a inspiração?
O podcast pra quem tem fome de aprender
Cooperação entre seres vivos é algo inato?
O podcast pra quem tem fome de aprender
Por que as coisas parecem girar quando estamos bêbados?
O podcast pra quem tem fome de aprender
Podemos confiar nas pesquisas eleitorais? - Parte 2 de 2
O podcast pra quem tem fome de aprender
Podemos confiar nas pesquisas eleitorais? - Parte 1 de 2
O podcast pra quem tem fome de aprender
Por que algumas pessoas têm prazer em espremer cravos e espinhas?
O podcast pra quem tem fome de aprender
de conversa
sair do raso
transforme sua marca em conversa
conte com o b9
20 anos de pioneirismo digital
Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:
negocios.b9.com.brNaruhodo!
O podcast pra quem tem fome de aprender
Naruhodo! é o podcast pra quem tem fome de aprender: ciência, senso comum, curiosidades e desafios. Com o leigo curioso, Ken Fujioka, e o cientista PhD, Altay de Souza.
de conversa
sair do raso
transforme sua marca em conversa
conte com o b9
20 anos de pioneirismo digital
Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:
negocios.b9.com.brde conversa
sair do raso
transforme sua marca em conversa
conte com o b9
20 anos de pioneirismo digital
Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:
negocios.b9.com.br