Fotógrafos recriam fotos mais icônicas do mundo com miniaturas
Cenas como 9/11, embarque do Titanic e pegada na Lua foram recriadas usando modelos em miniatura construídos à mão
Os fotógrafos Jojakim Cortis e Adrian Sonderegger estão envolvidos em um curioso projeto: recriar meticulosamente fotos icônicas, usando modelos em miniatura.
O processo começou em 2012 e dura até hoje. A primeira imagem selecionada foi a Rhein II, uma fotografia que retrata o Rio Reno, tirada em 1999 por Andreas Gursky. Seu valor é de mais de $4 milhões, a segunda foto mais cara do mundo.
Entre outras imagens recriadas, estão aquelas que já fazem parte da nossa vida, popularizadas tanto por livros de história quanto pela televisão. Como por exemplo o desastre do dirigível Hindenburg (em destaque), o ataque de 9/11, o embarque do Titanic e a pegada de Buzz Aldrin na Lua. Verdadeiros ícones que, de fato, representam a imagem que temos de determinado momento na História.
A dupla de artistas recriou cada uma destas cenas à mão ao construir miniaturas usando papel, tecido, plástico e outros materiais.
A série de fotos resultante é chamada por eles de Ikonen (ícones). Isso porque tais imagens são instantaneamente reconhecidas, tanto por fotógrafos como pelo público em geral.
Além disso, todas as fotografias mostram seu entorno – parte do estúdio, com tripés espalhados e materiais usados na construção, revelando o processo criativo dos fotógrafos, como uma grande brincadeira.