TREMAM! A democracia digital está REALMENTE chegando.

TREMAM! A democracia digital está REALMENTE chegando.

por Nícolas Vargas
TREMAM! A democracia digital está REALMENTE chegando.

A FGV divulgou hoje uma pesquisa sobre o mercado brasileiro de tecnologia de informação que abriga um prognóstico já esperado: até 2012 haverá um computador para cada dois brasileiros.

É máquina pra cacete. Pensa comigo: hoje são 85 milhões de computadores em uso no Brasil, em 2010 eram 78,2 milhões. Sacou a deslanchada? Em 2012 a coisa vai pras cabeças, não tem mais volta. Aliás, já não tinha há tempos.

Segundo a fundação, são três os fatores pra esse crescimento: queda no preço, aumento do poder aquisitivo da população e, daí eu caí em mim, percepção das pessoas sobre a utilidade dos recursos disponíveis a partir do momento que você tem um computador.

Já imaginou o impacto desse fenômeno quando isso for devidamente aliado ao plano nacional da banda larga?

Fodaço.

Né?

Hm.

Nessa minha vida de comunicação, com as pesquisas a que tive acesso em anos mais recentes da carreira, algumas sigilosas, outras não, tenho razões pra me preocupar com a possibilidade de desperdício deste momento histórico. Você sabia que em tempos recentes só aumenta a audiência das homepages dos grandes portais? Sim, há uma repetição na web do consumo de televisão vigente há décadas no país, polarizada em no máximo três players gigantes.

Esse fenômeno ganha uma evidência ainda mais direta quando lemos os Trending Topics do Twitter. Enorme parte deles tem a ver com assuntos propagados na TV e, quase impreterivelmente, corroborando uma opinião que o veículo em questão, seja qual for o responsável pela hashtag, trouxe à baila. Fora que o cara mais influente de nossa amada ferramenta de microblogagem é uma figura da televisão.

Amo TV. Mas ver a web, ao menos no que concerne à massa recém convidada a essa bizarra e deliciosa festa digital que se instaura há cerca de 20 anos em progressão geométrica no mundo, como, na maior parte do tempo, mera ferramenta de repercussão e repetindo o filtro de informações e opiniões expressas na tela reverenciada em nossas salas de estar, dá um frio na espinha.

Sim, existem fenômenos, ainda que alguns meio despropositados, como o recente combate às linhas de produtos com peles de raposa da Arezzo, ou os irados Cala a Boca Galvao, Sou Foda e puta falta de sacanagem, entre muitos outros. Ou mesmo blogs e sites, como esse aqui, que tem público cativo, opinião atuante e de aderência, além de informações quentes aliadas a entretenimento de qualidade.

Parece coisa pra caralho.

Mas é pouco. É muito pouco.

Pense em qualquer evento de xoxa media e interwebs, da Campus Party à YouPix. O grosso dos nomes nacionais de organizadores, curadores, convidados, indicados, jurados e palestrantes, salvo uma ou outra iluminada novidade, se repete há anos. Atentem, não entro aqui no mérito da qualificação, mas da redundância.

Precisamos multiplicar os Jovems Nerds, Interneys, Borbszs, Inagakis, Broguis, Omeletes, Lias, Crises Diases (achei legal assim), Bias Granjas, Merigos, Sakamotos, Ronalds Rios, Não Salvos, Chicos Barneys, Katylenes, Mussumzs, Jesuzes Maneros, Naires Bellos (esqueci uma porrada, mas os amo), afins e congêneres pra receber essa galere monstruosamente grande que já chegou ou tá chegando.

Opinião (sim, humor também é opinião) e informação de primeira (sim, humor também distribui informação) são os canais pra tornar a mídia mais interessante e, de um jeito gostoso, incômoda no Brasil. A hora é essa.

O que eu sugiro a quem aceitar esse desafio é dispor de justamente o que todos que citei acima têm em comum: apetite, cara de pau e, do seu jeito, ser profissional, desenvolver o negócio.

É o que tem pra hoje. Aliás, pra ontem.

todo tipo
de conversa
para quem quer
sair do raso
Photo by Prince Akachi on Unsplash

transforme sua marca em conversa
conte com o b9

20 anos de pioneirismo digital

Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:

negocios.b9.com.br
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
icone de linkCopiar link