Eu não queria fazer dinheiro, queria provar minha teoria
Seth Godin. Ponto. Quem lê, conhece e sabe o quão talentoso é o blogueiro-marketeiro-empreendedor americano. Que nunca leu, ou não conhece alguns de seus livros, tem agora uma chance de entender como é, nos bastidores, a criação de uma grande ideia.
Quando no início dos anos 2000, Seth chegou para o seu editor e disse: “Olha, eu tenho um livro pronto e você pode editá-lo, mas eu queria disponibilizar de graça para download”, claro que o engravatado atrás da mesa sorriu, gracejou, olhou para o lado e, provavelmente pensou: “Errr…Seth, você tem tomado seus remédios regularmente?”
No vídeo-case abaixo conhecemos como foi a reação do público na época, em quantas línguas o livro foi traduzido, em quanto tempo alcançou o topo das paradas, sendo um dos cinco mais vendidos na Amazon. Em “Unleashing the Ideavirus”,o ponto é provar que uma ideia que, em sua gênese, é gratuita tem mais chance de ser espalhada do que aquelas nitidamente comerciais.
Pescou? Isso mesmo: o DNA da propaganda de não interrupção e estratégias virais foram criado neste (ou a partir das ideias gratuitas do) livro.
O vídeo faz parte do documentário PressPausePlay, do qual o autor participa para discutir as questões relativas ao impacto na cultura digital na qualidade do conteúdo produzido. Para menos, infelizmente!
Confiram comigo no replay: