Impor a dor ou impor o prazer?
Dias depois de ler o texto do Sollero, dou de cara com uma das coisas mais interessantes que vi na internet nos últimos tempos.
A “tirinha” acima faz uma sucinta comparação entre George Orwell e Aldous Huxley, usando trechos de suas obras mais famosas.
O primeiro dispensa apresentações. Mas numa tentativa de resumir a importância dele, digamos que é o cara que escreveu 1984, uma obra de ficção que, convenhamos, não tem nada de irreal. Ah, e claro, criou o termo que anos depois se tornou a galinha dos ovos de ouro de Pedro Bial.
Já o segundo é um pouco menos famoso. Ou melhor, é menos famoso que sua obra. E pra resumir, basta dizer que Aldous Huxley é o autor de Admirável Mundo Novo, livro que apesar de publicado em 1932 fica mais atual a cada dia.
O que há de comum nos dois livros é o tema central: manipulação de informações e alienação da sociedade. Agora, o que há de diferente ente eles é o curioso dessa história. Leia a tirinha completa e tente responder a pergunta final com base na realidade que vivemos hoje em dia.
Afinal, o que é mais ameaçador: impor a dor ou impor o prazer?
| via Trabalho Sujo