O que as pessoas buscaram em 2011?
Pode dar o play na Simone que o ano está mesmo terminando. Isso porque o Google lançou seu Zeitgeist 2011 pra que a gente perceba quantas coisas importantes aconteceram neste ano e pense duas vezes antes de dizer que ele passou rápido. O destaque, é claro, fica por conta do vídeo de retrospectiva, que consegue ser emocional e vendedor ao mesmo tempo. Dá uma olhada:
Mas o vídeo é só uma pequena parte dos dados que o relatório reúne. Você provavelmente já se perguntou alguma vez na vida se o Google fica rastreando seus passos na internet. Sim, ele fica. E depois conta pra todo mundo o que você faz, afinal um dos motivos é traçar um completo perfil dos internautas pelo mundo. Isso faz com que eu, particularmente, não me incomode com a intromissão.
No site, além de um apanhado global sobre as pesquisas feitas, você pode explorar país a país a lista dos 10+ procurados em 10 diferentes assuntos. Todos os dados ilustrados por gráficos classudos e animados. Sobre o Brasil, alguns dados me chamaram a atenção. Resolvi comentar aqui:
> A TV pauta a internet e não existe nada de novidade nisso. Mas um dos termos mais procurados foi a novela Rebelde, a Malhação da Record!
> 2011 foi o primeiro ano do governo Dilma, marcado pelas sucessivas trocas de ministros. Mas não há nenhum político na lista de pessoas mais pesquisadas, a grande maioria é formada por cantores e gente que tenta ser, como Luan Santana e Michel Teló (ambos entre os 10 mais). Emblemático, não?
> Entre as coisas que o brasileiro mais buscou para comprar estão “bote inflável” (o que, pensando nas enchentes, tem lógica) e kit frescobol. Achei inusitado, porque imaginei que as pessoas pesquisariam mais sobre eletrônicos e suas funcionalidades.
> Na categoria esporte, o futebol domina. É a primeira posição, como também a quarta, a quinta, a sexta, a sétima, a nona e a décima. O segundo e o terceiro termo pesquisado são relacionados a lutas. Ou seja, Anderson Silva fez o futebol começar a falar fino.
> Na categoria “comidas e bebidas”, só existe uma bebida. E é a cachaça vodka! E não é qualquer uma: a marca mais buscada foi a Smirnoff Grey Goose, uma das que, até onde sei, menos investiu em propaganda por aqui. Pelo valor médio da garrafa, eu diria que o brasileiro não tá engolindo qualquer coisa (ooou, precisa de algo forte pra ajudar a engolir uns sapos).
Enfim, fora tudo isso, tem muita informação no site, vale a pena dar uma olhada com mais detalhes e comparar os dados dos outros países.
| dica do @vbellacosa