Projeto Nenê do Zap reúne rappers em rimas contra fake news sobre coronavírus
Projeto da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal criou um conteúdo especial em resposta à onda de desinformação que passa no WhatsApp

De acordo com um levantamento realizado pela Fiocruz e divulgado em abril deste ano, 73,7% das fake news relacionadas ao coronavírus circularam no WhatsApp. Pensando nisso, o Nenê do Zap, projeto da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal que visa sensibilizar sobre importância da interação no desenvolvimento de bebês e crianças de 0 a 6 anos, criou um conteúdo especial em resposta à onda de desinformação que passa no aplicativo de mensagem.
Em “Rimas contra Fake News”, o Nenê do Zap traz os rappers Nego Bala, Kimani e Luz Ribeiro em um feat de informações sobre a Covid-19 por meio de rimas. Os conteúdos, originalmente enviados pelo Whatsapp de usuários cadastrados, estão disponíveis nas redes sociais do personagem. Os artistas cederam suas vozes sem cachê.

“Muitos pais e cuidadores não conseguem avaliar a veracidade dos conteúdos que chegam a eles, então nosso objetivo foi levar informação segura para as famílias que estão com crianças em casa e, muitas vezes, sem saber como agir em meio à tanta desinformação”, destaca Paula Perim, diretora de comunicação da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal.
Segundo dados do Digital News Report (Reuters Institute), 77% das pessoas que possuem acesso a internet recebem notícias por meio do WhatsApp, o que reforça a relevância da iniciativa. Desde a chegada do coronavírus ao Brasil, o Nenê do Zap tem sido um aliado das famílias com dicas sobre como enfrentar a quarentena com nenês e crianças em casa, além de apoio para que pais e mães cuidem também de si.

O projeto conta com criação da Soko e produção da Cubocc, ambas agências do Grupo Flagcx.