Nos passos do Telegram, WhatsApp testa criar mensagens com data de expiração
Pelo menos inicialmente, recurso seria exclusivo do Android e para conversas em grupos
Um recurso bastante interessante do Telegram é a possibilidade de mandar mensagens que se autodestroem após um tempo pré-determinado. Essa novidade, como tantas outras, parece estar prestes a chegar, com algum atraso, ao principal aplicativo de troca de mensagens do mundo, o WhatsApp.
A novidade apareceu como uma versão beta para o aplicativo de Android de alguns usuários, como detectou o WABetaInfo. De acordo com o site, as mensagens só poderão ter tempo de expiração em conversas de grupos, e podem ter data de validade variando entre cinco segundos e uma hora.
O recurso, porém, tem uma limitação. Ele não funciona para mensagens específicas, apenas para toda a conversa. Ou você apagará todo o registro do grupo, ou não apagará nada. A novidade chega em um tempo no qual o WhatsApp tem investido na segurança do usuário, como as melhorias na encriptação das conversas.
Outra novidade parecida com a da auto-destruição das mensagens foi a implementação do cancelamento do envio, que, inicialmente, durava apenas um minuto, mas hoje pode ser utilizado até uma hora após o envio das mensagens.
Não é a primeira vez que uma empresa do Facebook copia uma ferramenta de um concorrente. O Instagram, por exemplo, copiou todo o modelo de rede social do Snapchat em sua seção de Story, o que ajudou o aplicativo de postagem de fotos e vídeos a se tornar, hoje, a principal rede social do mundo.