Ações DOOH tornam ida às compras mais práticas
No ano passado, rodou pela internet uma ação da Tesco Homeplus na Coreia do Sul: a criação de um mercado que fosse aos consumidores. Para quem não se lembra, a ação consistia em instalar vitrines em estações do metrô, com imagens dos produtos e QR codes. Com um smartphone, o usuário fazia suas compras, que eram entregues em sua casa. O resultado foi um aumento de 130% na loja online.
Ok, mas por que estamos falando disso agora? Bom, porque finalmente resolveram usar a ideia em outros lugares. Não, não foi no Brasil. Quem está investindo nesta ótima ação DOOH é a Finlândia, mais especificamente uma parceria entre a Foodie.fm e a S Group.
Com um smartphone, o usuário fazia suas compras, que eram entregues em sua casa. O resultado foi um aumento de 130% na loja online.
[youtube http://www.youtube.com/watch?v=nJVoYsBym88&w=600&h=450]
O princípio aplicado é o mesmo: foram instalados paineis em pontos estratégicos do transporte público de Helsinki. Enquanto as pessoas esperam, elas podem escanear o código de barras dos produtos que desejam utilizando o aplicativo Foodie.fm. As encomendas são entregues em casa, quando é feito o pagamento. Mais resultados? Já são 220 mil usuários – uma boa fatia do mercado nacional, em um país com 5.3 milhões de pessoas.
Então, por que não levar esta ideia um pouco além dos supermercados?
A loja de sapatos alemã Goertz aplicou o mesmo princípio, mas com um esforço a mais para personalizar a experiência de compra em espaços públicos. Para isso, foi utilizada uma instalação com 3 Kinects, o que permitia que as pessoas “experimentassem virtualmente” qualquer sapato do catálogo da rede.
Um QR code era gerado, levando o consumidor diretamente para a loja online, com o modelo, tamanho e cor do produto que ele testou, pronto para a compra e entrega no dia seguinte. Bem prático, não?
[youtube http://www.youtube.com/watch?v=uSn7c1uw1_A&w=600&h=338]