Como fazer dinheiro de verdade com Mídias Sociais?

Como fazer dinheiro de verdade com Mídias Sociais?

por Luiz Yassuda
bsceene

SMW

Antes que alguém atire a primeira pedra, este não é um post sobre as longas discussões acerca da monetização de blogs e afins.

Um dos eventos que tive o prazer de estar ontem era, na promessa, um workshop de pitch. Traduzindo: seria um momento para receber alguma mentoria gratuita de três investidores-anjo para apresentar idéias de empresas revolucionárias para outros investidores em alguns dias. E enfim fazer muito dinheiro com alguma nova traquitana de Mídias Sociais.

Como já comentei em alguns Braincasts, eu estou na mesma batalha: modelando meu próprio negócio, que não é uma traquitana, e buscando acertar um ou outro ponto que ainda não está bem esclarecido sobre como trabalhar, ganhar dinheiro, ficar rico, enfim.

O que encontrei, definitivamente, valeu o dia.

bsceene

A empresa que patrocinou este evento, a Bsceene, é uma espécie de produtora digital. para artistas que precisam da aporte tecnológico para expor sua arte na Internet. Por também ser, por assim dizer, uma startup, trouxe para um papo de 2 horas (que passaram como 15 minutos) três investidores locais que estão ajudando a levantar Chicago (e provavelmente a própria Bsceene). Tony Wilkins (investidor-anjo e mentor da Excelerate – aceleradora já comentada por aqui), Drew Barrett (consultor de negócios internacionais, incluindo alguns para turismo no Brasil) e Bruce Montgomery (mantém negócios em TI e foi apresentado como “o homem dos contatos em Chicago”).

O papo foi além do “o que esperamos que você apresente quando vier com sua idéia para um pitch” e passou por algumas boas histórias (ninguém ali aparentava ter menos de 50 anos) sobre investimentos, empresas promissoras que em nada deram, empresas que venceram, mercados interessantes que não estão tão na moda. Falaram também sobre o relacionamento entre investidores e empresas e foram extremamente solícitos ao serem abordados ao final do evento por diversos sonhadores.

Sem dúvidas, faz pensar se todo mundo tem que criar o próximo Facebook para ser considerado um sucesso. Eu fortemente acredito que não.

Update: Amigos, acabei escrevendo o post entre jobs por aqui e, claro, ele saiu uma caca. Vai aqui um complemento sobre “Como ganhar dinheiro de verdade”:

1. Calma, nem sempre a sua primeira idéia é vencedora: investidores-anjo entendem que algumas idéias que chegam até eles não são algo que já gahnharia um investimento. “Mas vale investir na pessoa se alguma empatia acontecer”, afirmou Wilkins.

2. Não olhe apenas para os mercados da moda: certo, você quer dinheiro para criar um novo Facebook, um Foursquare melhorado, a próxima grande rede. Todos querem. Muitas vezes a oportunidade é menos visível, como trabalhar com uma empresa que solucione problemas de outras empresas. Mas o dinheiro é mais certo.

3. Não ignore quem está por perto para ajudar: diversos contatos não tão conectados e modernos podem ajudar com problemas de logística, tributação, estatuto, etc.

4. Nem sempre seu “Venture Capital” está numa empresa de Venture Capital: muitas vezes, realizar um bom trabalho com uma entrega superior aos dos grandes players do mercado (por exemplo: um pequeno negócio digital e de Mídias Sociais que faça serviços com excelência) rende mais do que procurar de cara um investidor dizendo que você precisa de dinheiro para competir de igual para igual com o grupo WPP.

5. Conheça bem o seu terreno e seja realista: não adianta se iludir com um negocio que gerará milhões em poucos anos, com oportunidade de chegar aos bilhões. Poucos chegam lá. Não são apenas os valores especulados que interessam, mas sim a sua expertise, seu plano de trabalho e negócios e seu conhecimento do ambiente que farão um investidor ter uma boa impressão.

6. Tente matar o seu filho. Sim. Seu negócio é um filho e você o ama. Tente matá-lo sucessivas vezes, levantando todos os problemas e desafios de vender a idéia. Se ela resistir, você terá mais segurança para vendê-la para outras pessoas.

7. Finalmente, não tenha medo de ouvir alguns nãos. Investidores têm diferentes vidas, crenças e métodos de análise. Se você acredita mesmo na idéia, persevere.

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