Junto ao aniversário de 12 anos de Wikipedia, a Wikimedia Foundation lançou oficialmente nesta mesma semana o projeto Wikivoyage, um guia online de viagens gratuito, colaborativo e livre de propagandas.
Similar ao próprio Wikipedia, com conteúdo livre para ser editado, copiado e distribuído, o site foca em informar o máximo possível sobre destinos, itinerários e mapas de viagem. Mantendo uma estrutura totalmente aberta e coletiva, sem negócios patrocinando conteúdo ou links de anunciantes, o guia se posiciona em um diferente nicho daquele já consolidado por grandes nomes como Lonely Planet, TripAdvisor e Le guide du routard.
Há uma enorme demanda global por informações sobre viagem, mas poucas fontes são ao mesmo tempo compreensivas e não-comerciais. – Sue Gardner, Wikimedia, em press release
“Nós queremos ser um guia de viagem para o mundo, mas há muitos lugares a serem explorados e escritos ainda. Aos poucos, esperamos ganhar a quantidade de colaboradores necessária para esse desafio.” – Peter Fitzgerald, Wikivoyage, para a Skift
Wikivoyage foi, na verdade, fundado de forma independente na Alemanha, em 2006. Como muitos outros wikis, emergiu como um pequeno e apaixonante projeto, antes de ser descoberto pela Wikimedia Foundation. Tanto o conteúdo quanto a marca foram doados para a fundação em outubro de 2012.
Ao todo, o guia já possui aproximadamente 50 mil artigos, editados por um grupo de 200 voluntários. Qualquer um pode criar e editar um post no Wikivoyage, e o trabalho de edição colaborativa funciona como o do Wikipedia.
Em entrevista para a Skift, Peter Fitzgerald, administrador do projeto, conta que os principais diferenciais deste guia é a informação interamente gratuita, a ilimitada cobertura do mundo todo – literalmente, e não apenas os lugares mais comerciais – e a atualização constante, sendo editado por pessoas todos os dias.