Jornal de Tóquio cria aplicativo de realidade aumentada pensando no hábito de leitura das crianças

Hoje, os pais leem o jornal enquanto os filhos jogam, conversam e se atualizam pelo smartphone. No futuro, quem estará lendo o jornal? Haverá papel para ser lido?
Pensando em proteger o jornal impresso de uma possível extinção, o jornal Tokyo Shimbun criou, em parceria com a Dentsu, o aplicativo de realidade aumentada Tokyo AR com o objetivo de transformar o hábito de leitura dos filhos e, de quebra, unir a família.
Para uma leitura compartilhada com a família, e ainda contribuir para a educação e o aprendizado dos filhos, o jeito era tornar o jornal mais atrativo para as crianças. A estratégia foi criar uma plataforma diferenciada que fizesse da leitura uma atividade mais interativa.
Usando realidade aumentada para dar vida ao texto, o usuário só precisa apontar a câmera do celular em cima das marcações do jornal, e personagens de cartoon aparecem para guiar a leitura, com balões de comentários e títulos animados.
O Tokyo AR traz uma abordagem similar ao Shortcut App, pois o usuário ainda não quebra a barreira de precisar fazer um download de app, mas o uso é bem mais simples e prático que fotografar um QR code.
A diferença é que, dessa vez, a interatividade é agregada ao papel no próprio conteúdo jornalístico, e não no espaço do anunciante.
[youtube http://www.youtube.com/watch?v=2ouW5W_tMbg]