6 anos

6 anos

por Carlos Merigo
6 anos

Nesse 18 de novembro, fazem exatos 6 anos que entrei no Blogger e registrei brainstorm9.blogger.com.br. Dei uma fuçada no HTML, fiz umas gambiarras, ficou mambembe, mas sai postando mesmo assim. Falando sozinho. O que tivesse na cabeça, sem pressão, sem gente pra dizer o que você deve ou não falar.

Era época sem YouTube, Twitter, Orkut, Facebook, Wikipedia, Firefox, iPhone. 10 dias antes do nascimento do Technorati. Uso quase nulo de RSS. Sem polêmicas de post pago, blogueiros vs. jornalistas, publicitários vs. blogueiros, sem rankings e egos feridos. Sem o conceito de Chris Anderson repetido a exaustão em palestras, sem a existência do termo Web 2.0.

Ainda era só a internet depois da bolha. A internet depois que eu cansei do mIRC e do meu site feito em Word hospedado no geocities.com/timesquare/bunker/1724. As coisas mudaram, expandiram, se transformou em rede que se linka e troca conteúdo. Muito mais estimulante do que antes, já que criou um universo inteiro para ser explorado no blog.

O foco do Brain#9 sempre foi falar de comunicação, tecnologia a favor da propaganda, marcas, internet, mas na época eu me permitia publicar algumas bobagens fora do tema. Hoje só falo bobagens sobre publicidade, algumas com fundamento, outras não, mas acima de tudo publico aqui o que me chama atenção, o que eu acho que seja relevante para mim e para os leitores do blog.

Brain 6 anos

É claro que a busca pelo conteúdo original, com podcasts, videocasts e pesquisas, tornou-se grande parte do pacote nos últimos dois anos, ao lado de amigos, parceiros e pessoas que admiro. E ainda vem muito mais pela frente. Mas a “velha” blogagem continua, com critério, obviamente, senão vira catálogo, publicador de releases, quinze posts sem importância por dia.

Só que nesse tempo, não são só 6 anos de blog. São 6 anos de vida. Parece quase nada, mas são mais 6 anos de experiências pessoais, mais 6 anos de experiências profissionais, mais 6 anos de velhos e novos amigos, mais 6 anos de referências e influências. Então vale repetir: as coisas mudaram.

Mudanças que me fazem ter preguiça dessa polícia dos blogs, dessas “polêmiquinhas” todas, discussões de audiência e webcelebridades. Quem pode mais, quem é mais importante, quem é mais formador de opinião. Preguiça de indiretas, de diretas e dos trolls.

Quando foi que mudaram a direção dos trilhos e não me avisaram? Se perde mais tempo atualmente discutindo as formas do que o conteúdo. É muito “mimimi”, muito umbigo. Muita gente vigiando e pouca gente fazendo.

Não vamos levar tudo a sério demais, o que importa é conversar. Opinar, falar o que pensa, criar e compartilhar conteúdo valioso, é essa a essência de ter um blog. Colaborar de forma significativa para a comunidade que se formou em torno dele.

É isso que quero buscar e fazer nos próximos 6 anos. Seja dentro ou fora no blog. Seja comentando o que me impacta, seja buscando conteúdo original e reunindo pessoas. O nível de relevância e influencia fica por conta dos leitores.

Obrigado a todos que acompanham o Brainstorm #9 e seus derivados por tanto tempo. E viva a blogagem de raiz.

tags:
todo tipo
de conversa
para quem quer
sair do raso
Photo by Prince Akachi on Unsplash

transforme sua marca em conversa
conte com o b9

20 anos de pioneirismo digital

Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:

negocios.b9.com.br
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
icone de linkCopiar link