Petting Zook App: histórias e desenhos para crianças na ponta dos dedos
Uma criação do renomado ilustrador Christoph Niemann
Um livro tão intuitivo que não precisa de palavras. Este é o app book Petting Zoo, de Christoph Niemann, ilustrador de capas do New York Times e Times Magazine, que também é dono do famoso blog Abstract Sunday.
Petting Zoo é um mundo mágico criado a partir de ilustrações de animais. Os desenhos são simples e de estilo cartoon. A diferença desse livro aplicativo está na interação: com o toque do dedo, os animais reagem de forma inusitada e engraçada.
Por exemplo, ao puxar um dente do jacaré, ele se transforma em cordas de violão. Ou ao empurrar um coelho para o lado, ele estica. São inúmeras reações contando histórias de cada personagem.
“Eu queria criar o equivalente digital aos meus momentos favoritos quando criança: com lápis e papel, eu começava a desenhar e a brincar com os traços até me dar conta de que tinha criado um incrível híbrido de imagem e movimento.” – via Fast CoDesign
Passando por hipóteses de que grande parte da nossa inteligência tátil se concentra na ponte de nossos dedos, a tendência para a interface sensível ao toque do smartphone está estritamente ligada à como a mão adquire conhecimento pela ação, numa perfeita combinação do tato com o cérebro ao não só apreender as coisas, mas o sentido delas.
E é assim que funciona este aplicativo: interativo, simples e intuitivo, faz com que a criança brinque enquanto descobre novas formas de interagir. Voltado totalmente ao toque, mostra como a interação pode transformar as coisas de forma mágica e engajadora.
Petting Zoo está disponível para iPhone e iPad por $1,99.