Mil Casmurros
No próximo dia 9 de dezembro, a Globo estréia sua nova minissérie, “Capitu”, inspirada na obra “Dom Casmurro” de Machado de Assis e dirigida por Luiz Fernando Carvalho.
E como parte da estratégia de divulgação foi criado um dos projetos mais interessantes da internet publicitária brasileira recente, o “Mil Casmurros”, no ar desde quinta-feira, dia 20 de novembro.
Trata-se de uma leitura coletiva e colaborativa de Machado de Assis, em que o livro “Dom Casmurro” foi dividido em 1000 pequenas partes e as pessoas são convidadas a gravar trechos da história.
A mecânica é bem simples: basta escolher um dos trechos disponíveis, ligar a webcam e gravar. Quem preferir, também pode fazer upload de um arquivo. Além disso, os vídeos podem ser compartilhados, com permalink e código para embed em blogs e redes sociais.
No momento desse post, 27% da leitura foi completada, incluindo a participação de diversas celebridades globais e rostos conhecidos da web, cada um interpretando a história a sua maneira.
A intenção do projeto Mil Casmurros é gerar interesse pela obra de Machado de Assis antes da estréia de “Capitu”, ao mesmo tempo que movimenta um público não mais tão acostumado às grades de programação, que consome e tem a capacidade de produzir e divulgar conteúdo de qualidade na internet.
Até por isso, todos os capítulos da minissérie, na íntegra, poderão ser assistidos online menos de um dia depois da exibição na Globo, liberando o conteúdo das amarras da televisão.
Acredito que um dos méritos da ação foi não transformar tudo em um simples hotsite da minissérie, com logos, destaques e outras informações recorrentes, e sim criar um projeto de cunho cultural capaz de atingir o cerne da questão.
Além do projeto online, uma ação chamada “Passe Adiante Capitu” “perdeu” cerca de dois mil DVDs com imagens inéditas da série nas capitais São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife e Brasília. Além de conferir o conteúdo exclusivo, quem encontra um dos DVDs é convidado a “perde-lo” novamente, para que outra pessoa possa achar e registrar sua opinião no site da série.
A criação é da agência LiveAD, com design do estúdio Santa e desenvolvimento da Simple Brasil. Assista abaixo o teaser de “Capitu”: