DVD CoverArt

DVD CoverArt

por Carlos Merigo
DVD CoverArt

Se você é designer ou diretor de arte e apaixonado por cinema, provavelmente deve conhecer o Coverart. Senão conhece, tome cuidado, porque a brincadeira é viciante. Trata-se de um hobby onde verdadeiros artistas do design criam suas próprias capas para DVDs e que cresce a cada dia no mundo todo.

Mais do que ser um indicativo do desejo de customização dos consumidores, a brincadeira gerou imensas comunidades de designers que publicam trabalhos maravilhosos, grande parte deles muito superior as artes originais das produtoras de filmes. Isso claro, andou incomodando algumas grandes empresas, que tentaram barrar a distribuição dessas capas personalizadas, mas o fato é que o hobby pegou e já faz parte do fenômeno da popularização dos DVDs que começou em 2001.

Para descobrir tudo sobre o assunto, deixo vocês com um excelente artigo do Stalker, um designer brasileiro que faz sucesso com suas criações nos fóruns estrangeiros de Coverart. Tudo o que você precisa saber pra começar. Se gostar da idéia, não deixe de se inscrever em alguma das comunidades e participar.

por Stalker

Vou contar a vocês uma história que tem cerca de 5 anos e conta com personagens famosos, nomes que sumiram, luta contra gigantes de Hollywood e muita arte despendida: a história do Coverart – hobby, diversão, coleção, cinema, design e Photoshop numa só brincadeira.

A história do hobby não pode deixar de mencionar o surgimento paralelo de outro tipo de site de covers, aqueles que prezam o lema “quantidade, foda-se a qualidade”. O mais célebre, sem dúvida, é o Cdcovers.cc, indicado por 9 entre 10 pessoas em qualquer tipo de fórum quando alguém pede uma capa. Mas a pouca qualidade do material encontrado nestes sites – usualmente scans de 150 ou até 72 dpi, tortos e sem tratamento algum na imagem – não era suficiente para atender às expectativas de qualquer um que tivesse um pouco de noção de trabalho com imagens e um mínimo de exigência pessoal.

Outro fenômeno foi importantíssimo: a popularização do DVD. Em 2001, ele já era definitivamente o sucessor do VHS, e as majors americanas começaram a entender que tinham um produto e tanto para VENDER ao consumidor final. Diferente do VHS, o DVD permitia acessar qualquer parte do filme, não estragava tão facilmente, tinha imagem e som infinitamente superiores, ocupava menos espaço e poderia ser recheado de extras que compensavam ao consumidor final a compra do produto em definitivo. Nos Estados Unidos, de poder aquisitivo elevado, colecionar DVDs se tornou uma febre. Não demorou para artistas do Photoshop que colecionavam seus filmes se darem conta de que poderiam enfeitar suas estantes com algo melhor do que as capas comerciais empurradas pelas distribuidoras goela abaixo do seu público.

Nesse sentido, alguns poucos nomes precisam ser mencionados. Mais precisamente, dois deles são importantíssimos: Ric Easton e Matt D. O primeiro começou nos fóruns do DVDTalk, tendo a idéia de fazer uma capa nova para guardar sua série “Star Trek Original”. Ele tinha as capas em formato Amaray oficiais e havia comprado uma capa para 5 discos no InetDVD. Inicialmente, pretendia apenas escanear e aumentar a spine (tarja), mas pensou que poderia fazer algo melhor do que havia sido vendido a ele com o DVD. O post, histórico, é de 26 de janeiro de 2002.

“I have just ordered eight of the 5 disc DVD cases from inetdvd and plan on trying my own hand at Photoshop designing some sleeves for STAR TREK: The Origianl Series. At first I thought I would just scan some of the covers and expand the spine. But I really hate the design of those sleeves anyway, so what the heck, maybe I can do a little better.

I could use a little help though…
Does anyone know the exact width of the 5 DVD Cases? And does anyone have a good color shot of Kirk, Spock and McCoy all in the same shot? Whatever good promo cast type pix you have, I would appreciate.

I have one cover almost done now… Except that I don’t know the spine width so I’m kinda guessing. If I get the nerve I will post it…Though I know you folks can be a little on the critical side!

-Ric”

Ele ainda perguntava qual o tamanho de uma caixa DVD para 5 discos. Mais tarde, perguntava com qual resolução trabalhar: 72 ou 200 DPI. Hoje soa nostálgico vindo de alguém tão conhecido como ele no hobby.

“I haven’t done this type of thing before…
What should the resolution be? I just checked the my pic and it was set at 72! Yikes! I know that’s not good! Is 200 pixels/inch acceptable?”

Ao mesmo tempo, Matt D. mantinha seu pequeno site, uma galeria para mostrar seu trabalho no mesmo estilo, criando novas capas para seus DVDs. A galeria e o fórum foram crescendo, timidamente, até que ele se deu conta de que precisava de algo maior. E criou algo que até hoje está na memória de todos os que começaram naquele tempo – e é considerado o “templo” do hobby: o DVDCoverart.com

Não demorou muito para o DVDCoverart crescer assustadoramente. E para se perceber os primeiros problemas para quem fazia capas: muitos enviavam suas capas sem crédito algum para sites como o próprio cdcovers.cc e outros de qualidade duvidosa. Muitos mutilavam o trabalho para fazer a capa “do jeito que queria, mudando algumas coisas”. O respeito ao trabalho do artista começou a falar mais alto e começou a haver discussões nesse sentido. O site, também, mantinha um sistema de créditos: você tinha que enviar capas para poder baixá-las. Se não sabia fazer, tinha que contribuir. Isso limitou um pouco o número de “depredações” às capas.

Nomes como os de Dagon, DarthVong, iCoty, JasontheGiant, Nausicaa, Static14, MattCrawford, Wonderboy e outros se destacaram. Dois assumiram posições de liderança: Dagon e um novato no hobby chamado JupiterPrime, que logo assumiu posições de liderança crescendo rapidamente na hierarquia do site.

Apesar das brigas envolvendo o DVDCoverart com sites no estilo do hoje extinto Daproggers – que mantinha a política do “enviem as capas que quiserem, dêem créditos se quiserem, aceitamos tudo e todos pegam tudo” – cresceram. O Daproggers pregava a política de que “está na rede é para todos e não pode ser parado”. O DVDCoverart cobrava os créditos do autor e o respeito á sua vontade: como autor da capa, ele deveria poder escolher para onde enviar e ter sempre seu nome veiculado ao arquivo. Com o rank das capas mais baixadas e mais bem avaliadas, logo surgiram os nomes de exceção, e o site passou a ter pouco espaço para quem não tinha talento. Esses começaram a freqüentar os fóruns do cdcovers.cc e do Daproggers.

Surgiu assim uma espécie de divisão no estilo de sites: sites de artistas que prezavam pelos detalhes e sites de iniciantes que não se importavam muito com isso, apenas queriam fazer as capas e faziam aos borbotões – na média de 4 ou 5 por semana .

Foi quando o DVDCoverart recebeu o golpe fatal. Cerca de 18 meses atrás, Matt D. Recebia um email do departamento legal da Disney, alertando que estava veiculando material ilegal do estúdio e seria processado se mantivesse em seu servidor e em seu site tal material.

Matt discutiu e alegou com o estúdio durante semanas, até que, vencido pelo poder da produtora e pela ameaça de falir ou ir preso, ele fechou o DVDCoverart. O curioso é que nenhuma outra produtora moveu ação semelhante, e a própria Disney nunca mais se pronunciou a respeito do hobby, mesmo como fato de que, após o fechamento do DVDCoverart, surgiram mais sites sobre o assunto do que havia surgido entre 22 e a metade de 2004. Há quem diga que o estúdio percebeu o marketing indireto – algumas pessoas diziam, claramente nos fóruns, que as novas capas lhe davam vontade de comprar o filme para tê-lo em sua estante. O fato é que esse tipo de problema nunca mais aconteceu, mas na época, foi um baque.

O DVDCoverart fechou e nunca mais reapareceu. O que surgiu foi uma nova safra de sites, que durante um bom tempo permanece escondida, com fóruns fechados e registros direcionados, na tentativa de sobreviver a ambos, á extinção e à Disney. Quando perceberam que apenas o estúdio do Mickey havia tomado tais medidas, uma precaução simples foi tomada: os sites passaram a recusar que se enviasse capas da Disney e suas subsidiárias – Touchstone, Miramax, Buena Vista.

Ao mesmo tempo em que aparecia o DagonsDen, criado e mantido por Dagon, ex-admin do Coverart e seguindo esse sistema (que o Daproggers também seguiu) outros sites tentavam sobreviver: O Coverfiend era o que tinha mais possibilidades, mas teve vida curta, apesar do potencial e de um ilustre partipante dos primeiros tempos do hobby, JackDaRippa.

Paralelo aos sites de comunidades, o que mais surgiram foram galerias pessoais que fizeram a fama de ex-integrantes do DVDCoverart. Dr.Zaius, Chrisb2k1, Harvdigitydawg, Adam Koebel, Spida-X e iCoty mantiveram seus domínios e ganharam fãs. Koebel é até hoje conhecido por sua enorme série de capas para a trilogia “O Senhor dos Anéis”, enquanto Zaius mantém as capas da série “Indiana Jones” como o ponto alto de sua “carreira”. Zaius chegou a manter dois sites-galeria ao mesmo tempo, um deles, o DVDCoverz como uma tímida tentativa de criar uma comunidade, que não funcionou.

Já BunnyDojo seguiu por um caminho diferente. Talvez seja o mais celebrado artista de capas ao lado do belga Scaramanga. Enquanto Scara criou um site próprio para apresentar suas magníficas criações, Bunny manteve seu site de design com as capas como uma parte dele, deixando claro sua opção por vender seu talento de designer e artista gráfico. Ficou um tempo longe e de repente reapareceu no hobby fazendo capas sem parar, com uma particularidade só sua: a de criar novas frentes para seus filmes, e não usar pôsters e cartazes oficiais. Enfim, criar seus próprios designs, criar seus pôsters. Poucos até hoje conseguiram se igualar a Bunny nesse quesito – o brasileiro Gsalb do StudioCoverart é um dos poucos que reconhecidamente aprenderam a fazer algo equiparável a Bunny.

Aos poucos o hobby foi ressurgindo sem medos. iCoty, em seu site particular, criou interessantes atrativos: Capa Custom do Mês (onde ele apresenta mês a mês uma capa que merece entrar pro Hall dos grandes trabalhos) e Entrevista do Mês, onde ele entrevista os mais famosos artistas, mostrando suas motivações, aspirações, estilo de trabalho e modo de pensar. Um sucesso – apesar do resto do site não acompanhar os ritmo desta seção, todos aguardam para saber quem será o entrevistado do mês.

Quando tudo havia se acalmado na relação entre, agora, Dagons Den e Daproggers – o segundo amainou suas posições e até deletou algumas capas que foram motivo de controvérsia e reclamação por parte de seus donos – eis que surge o terceiro grande site do gênero: o MaDVD, criado pelo americano JayHawk, com suas particularidades:

– site fechado, com registros funcionando por convite. De tempos em tempos, ele abria o registro livre e fechava depois de alguns dias. Isso alimentou a curiosidade de quem não conhecia e, aliado a um belo marketing pessoal na briga com o Dagons Den, tornou o site o maior do mundo em número de capas.

– envie a capa que quiser. Se possível, dê nome ao artista. Se não souber, não coloque nada. E quem envia é protegido.

Explica-se: não há nenhum campo nas informações do arquivo dizendo quem o enviou. Como o site mantinha sistema de créditos – envie uma para baixar uma – foi uma enxurrada. Protegidos por JayHawk e seu sistema, todos que tinham capas, mesmo as criadas por artistas que proibiam sua veiculação, passaram a enviar ao MaDVD. O fato do site também ter seções para Scans e Inserts aumentou sua popularidade. Logo, artistas consagrados viam suas capas aparecerem no MaDVD horas depois de serem postadas em seu site de origem, normalmente o DagonsDen ou o Generetic, outro site que surgiu despretensioso dentro de uma board dedicada a DVD e Cinema.

O MaDVD se tornou o vilão da vez. O Daproggers era a casa dos novatos no Photoshop. O DagonsDen era a casa dos artistas – os dinossauros do hobby. E o Generetic era o vizinho simpático e ingênuo onde você dizia “oi” e apareciam 30 pessoas dizendo “oi” em resposta. De certa forma esse era o quadro. Mas vamos ver ele mais de perto.

O MaDVD voltou com um sistema de ranking de capas que era grande atração e incentivo nos tempos do DVDCoverArt. As pessoas davam notas às capas, e as 10 melhores apareciam na página inicial. De início, nomes como os de Dagon, JupiterPrime e DarthVong eram os reis absolutos – reflexo dos tempos do DVDCoverArt e de que muitas pessoas passaram a ter acesso a suas capas no MaDVD, graças aos anônimos que podiam enviá-las sem represálias. Em seu site particular, o NovaStation, JupiterPrime, um influente criador de posições no hobby desde 2002, passou a criticar JayHawk, posição que logo ele assumiu dentro do próprio fórum do MaDVD. E justiça seja feita: jamais foi banido ou editado, e sempre teve espaço para desfilar suas críticas dentro do próprio MaDVD.

Outro crítico ferrenho do site foi Michael Corvin, um dos mais famosos covermakers, criador de uma série de capas Disney que entrou para a história do hobby. O fato é que o sistema de ranking, os comentários nas capas aparecendo na primeira página de covers e o número de arquivos tornou o MaDVD o principal site do mundo no assunto, ultrapassando o DagonsDen. Para se ter uma idéia do alcance e popularidade do hobby, o R1DB – ex MaDVD – tem, hoje, mais de 12 mil capas personalizadas

O Dagons? Bem… algo ia mal. O site mantinha sua seção de WIP (Works in Progress, ou Trabalhos em Andamento, um conceito surgido no DVDCoverArt que até hoje é a principal parte de um fórum de site do estilo) a pleno vapor, mas algo ia realmente mal. O número de acessos reduziu drasticamente, e Dagon e MajorTom, o outro administrador, precisavam fazer algo para incrementar o número de acessos do site. A primeira medida foi criar uma categoria especial aos Designers de capas destacados, dando-lhes um fórum próprio e acesso a uma seção de recursos que já existia a muito tempo no MaDVD. O segundo foi juntar o Dagon’s Den com o Witchy’s Realm, site de covers mantido pela esposa de Dagon, Witchy. A terceira foi criar o box Featured Covers, onde os admins escolhiam as melhores capas e as rankeavam na página principal. A quarta medida foi criar uma série de pequenas seções – Entrevistas com Diretores, Entrevistas com Covermakers, Artigos, Calendário de Lançamentos em DVD… O site respirou, e apesar de não alcançar mais a importância que tinha antes, mantém-se como ponto de encontro de alguns “dinossauros”.

Outro que sobrevive até hoje é o Rixgrafix, site do pioneiro Ric Easton, que oferece o download de suas capas gratuitamente e um fórum simples mas concorrido.

Já o Daprogger’s, há cerca de 8 meses atrás, fechou, por opção de seu criador. Seu fechamento deu origem a dois sites (ou sub-sites) com os participantes de sua board: o HiResCovers (mantido por Aqueritas e turma) e o DVDCoverArt (mantidos por Boneapart e turma). Apesar do nível discutível da maior parte de suas capas (um dos piores criadores de capas, em atividade há anos, mantém-se nos dois, principalmente no segundo, ChrissyB. É o Ed Wood do hobby) vários ótimos artistas saíram de suas boards. Powers e Bazzah são seus maiores expoentes, com trabalhos destacados.

O Generetic era um fórum de DVD, Cinema e Tecnologia, que abriu uma seção para capas personalizadas e escaneadas. Logo, o site tornou-se APENAS capas personalizadas e escaneadas. Ambiente família, amistoso e de cuca fresca, o Generetic logo atraiu uma legião de fãs. Não havia – e não há ainda – galeria, apenas fórum com envio das capas direto pelo post, e também não havia proibição ao envio de nenhuma capa, mas de alguma forma, o site não atraiu a ira dos artistas como os demais. Provavelmente por não ser uma galeria – na própria resposta dos posts, os users indicavam quando o nome do artista não havia aparecido e davam-lhe créditos.

Foi no Generetic que eu comecei, depois de muito tempo lendo os fóruns e seções WIP, a traduzir minhas capas e a criar capas em inglês. No Brasil, o hobby sempre esteve mais ligado à pirataria e ao comportamento típico de quem pratica pirataria: pegar e dar o fora. Era muito trabalho para ter uma capa baixada 300 vezes e nenhum comentário, agradecimento, crítica ou sugestão. Era deprimente.

O Generetic também iniciou uma nova moda: a dos artistas residentes. Artistas de bom conceito convidados pela administração para terem uma seção própria. O holandês (e agora sumido) Von Larssen foi o primeiro. Eu tenho o orgulho de ter sido o segundo convidado a ter sua seção. Como Von Larssen desapareceu, posso dizer que sou o mais antigo residente dos sites de covers em atividade.

Do DVDtoDVDr, fui “buscar” o português Arkflip, que assim como eu não estava contente com os rumos de desrespeito e falta de interesse com o hobby no Brasil e em Portugal. E no Generetic, do nada, apareceu outro brasileiro, Gsalb. Outros vieram ainda depois – Oberleutnant, participando ativamente, Lifeguard… e a comunidade portuguesa e brasileira nos sites americanos se resumiu praticamente a estes nomes.

O MaDVD mudou e se tornou R1DB ( Region 1 Database ) aceitando capas apenas para a Região 1. A board mudou – ficou mais feia e menos atrativa, na minha opinião – usando o Vbulletin, mesmo sistema e aparência que o Generetic.

O Generetic, por sua vez, perdeu seu principal nome, SupremeTaco, descontente com a lentidão do administrador i0n em aplicar inovações ao site. Taco foi pára a aquipe de um novo site, o EuphoricFX, criado por Bison. Outro site de destaque atual é o Coverphilia, criado e mantido por uma lenda do hobby, Daelex. Ambos, EuphoricFX e Coverphilia, são muito novos e fazem parte da nova geração de sites do hobby.

A prática de “concurso de capas” também se popularizou. Até agora, R1DB, EuphoricFX, Dagons Den e Witchy’s Realm (que se fundiu ao Dagons) já realizaram e devem realizar novos, dando de prêmios créditos e DVDs.

Um parêntese precisa ser feito a um site: Crazy Covers
Quem não conhece alemão não vai entender muita coisa ou vai demorar para se achar, mas lá estão alguns dos melhores artistas do hobby. Uma comunidade alemã á parte das dezenas de sites e comunidades inglesas e americanas que se destaca e se mantém. Vale a pena a visita e o download de algumas capas antológicas que estão lá.

A brincadeira já resultou em várias discussões legais, sobre poder ou não disponibilizar tal material. O fato das produtoras e distribuidoras nunca terem tentado impedir, principalmente nos Estados Unidos, país onde a lei poderia ajudar a impedir a veiculação desses arquivos, tem sido um indicativo de que o hobby ajuda a popularizar e incrementar a venda e coleção de DVDs mundo afora. Alguns artistas já foram convidados a fazerem capas oficialmente, para distribuidoras de menor porte, e muitos dizem ter visto traços das criações de artistas da cena cover em capas oficiais de 2003 em diante.

O fato é que ninguém nega o direito ao consumidor que comprou o produto de dar a ele a cara que ele quer para guardar em sua estante, dispensando as capas oficiais que, devido à várias regulamentações e imposições, precisam seguir alguns padrões legais e de marketing: os banners indicando o formato de vídeo, as frases comerciais pagas de críticos, elementos que poluem o layout e em muitos casos a pouca criatividade e inventividade que um usuário colecionador gostaria de ter em sua estante.

Muitos já sugeriram que as distribuidoras diferenciassem os produtos para venda e locação e até abandonassem as opções de marketing na venda direta do produto – quando alguém vai comprar o DVD, ele não vai ás cegas. Ele sabe qual produto quer e não precisa que críticos digam a ele se o filme é bom ou ruim na capa.

O fato é que o hobby pegou, as vendas de DVDs crescem a cada ano e as comunidades voltadas ao coverart aumentam e impulsionam a indústria e o hobby. Mesmo que a indústria não dê a mínima para algumas obras de arte surgidas no meio dessas comunidades…

| Créditos das capas:

“Piratas do Caribe”: Dagon
“Band of Brothers”: Stalker

“Braveheart”: Stalker
“O Dia Depois de Amanhã” e Coleção “Jurassic Park”: Stalker
“The Great Escape”: Shorn
“Harry Potter”: Evenstar

“O Quinto Elemento”: ShockXone Studios
“Snow White”: Corvin
“Spiderman”: DMXinc

todo tipo
de conversa
para quem quer
sair do raso
Photo by Prince Akachi on Unsplash

transforme sua marca em conversa
conte com o b9

20 anos de pioneirismo digital

Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:

negocios.b9.com.br
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
icone de linkCopiar link