A Realidade Aumentada (Augmented Reality) na publicidade
A nova moda na publicidade é fazer uso de realidade aumentada (AR: Augmented Reality), que resumindo é misturar elementos do mundo “de verdade” com o virtual, tudo processado em tempo real.
Ou sendo ainda mais prático: é aquele papelzinho com um símbolo estranho que você imprime, coloca em frente a webcam/celular e vê um objeto aparecer na tela. Obviamente as aplicações podem ser bem maiores do que essa, como nesse projeto da BMW.
Exemplo: O vídeo abaixo mostra um teste com uma realidade aumentada misturada com Papervision, o que torna os objetos toscos e estáticos em animações bacanas:
Alguns exemplos recentes de ações utilizando realidade aumentada:
| MINI Cabrio (produção da Metaio)
| Fanta Virtual Tennis
São tantas “ações” assim aparecendo ultimamente, que a realidade aumentada já parece até batida, mas ela pode se mostrar muito poderosa nos próximos anos. Porém, como toda tecnologia o que vai importar é o uso que fizermos dela, a pertinência disso dentro de uma idéia maior.
A realidade aumentada é vista como uma tendência publicitária, mas só vai valer a pena se fizermos coisas tão boas ou melhores do que isso que você vai assistir abaixo: