Trace monitora seu desempenho no skate, surf e esportes de aventura
Dispositivo instalado na prancha mapeia movimentos e os envia ao usuário via aplicativo de celular
Trace é um pequeno dispositivo desenvolvido para rastrear suas atividades enquanto anda pelas ruas de skate, desce montanhas de neve abaixo ou enfrenta ondas em uma prancha de surf.
Assim como a FuelBand da Nike, Trace faz parte da tendência de se auto-quantificar – colher dados do seu dia a dia, gerar análises e diferentes visualizações – porém focado em esportes de aventura: surf skate, skii e snowboarding.
Diferente de quem corre ou anda de bicicleta, skate e surf não tinham nenhuma ferramenta para ajudar a medir e visualizar atividades.
À prova d’água e de choque, foi feito para ser preso facilmente em uma prancha ou capacete. Além dos tradicionais dados de calorias, distâncias e velocidades, é possível mapear todo e qualquer movimento feito, tomando conhecimento de como estão indo as manobras.
Aqui, estão inclusos dados como altura vertical e horizontal, distância da onda e do chão, rotação, quantidade e altura de pulos e giros, sequência de movimentos, aterrisagem, etc.
A ferramenta foi desenvolvida por Anatole Lokshin, que ajudou a comercializar um dos primeiros GPS em 1990. Para colher todos os tipos de métricas e sincronizá-las via Bluetooth para o aplicativo AlpineReplay, Trace usa sensores de 9 eixos e uma bateria que dura 7 horas e que pode ser recarregada via USB.
“Com nosso algoritmo, podemos dizer se o usuário deu um ollie ou um kickflip.” – Lokshin
O projeto, da ActiveReplay, está sendo lançado via campanha no Kickstarter, onde espera arrecar $150,000 para produção em escala e distribuição internacional, a partir de fevereiro de 2014.