Spike Jonze assina nova campanha para assistente virtual da Apple
Depois de “Ela”, que lhe rendeu o Oscar de Roteiro Original, diretor trabalha novamente com assistente virtual
Spike Jonze tem uma assinatura visual nítida, e “Welcome Home”, novo vídeo para a campanha do lançamento de HomePod, traz esse ritmo estampado desde seu início. Para quem conhece “Ela”, filme que lhe rendeu o Oscar de Melhor Roteiro (2014), é fácil reconhecer as referências cotidianas no trailer do novo assistente visual da Apple.
O vídeo resgata a mensagem central do HomePod, “the new sound of home”. O aparelho é um assistente inteligente programado para lidar com tarefas diárias (como outros concorrentes do mercado), além de integrar a Apple Music com a Siri, fazendo com que os dois aprendam seu gosto musical, valorizando a qualidade de áudio de seus alto-falantes. O aparelho está disponível no mercado americano desde fevereiro (2018) e ainda não possui data de lançamento no Brasil.
Para evidenciar a qualidade do áudio do HomePod, o vídeo explora a nova música de Anderson .Paak, “Till It’s Over”, através dos movimentos de FKA Twings, compositora, produtora, cantora e dançarina americana. Seus passos medidos crescem junto com o VT, e passam de uma garota cansada para alguém com domínio de seu pequeno espaço, se divertindo através das brechas que a música permite.
Como diretor, a lista de Spike Jonze conta com produções como “Quero Ser John Malkovich” (1999) e “Adaptação” (2002), além de clipes para bandas como Foo Fighters e Weeze. Alguns de seus curtas também estão disponível no Youtube, demonstrando sua capacidade em trazer uma sensibilidade sutil para diferentes tipos de conflitos.
O tom sensível da campanha tem uma visão pessoal e até mesmo jovem, diferente do “Be Together More” abordado pela Echo Spot, da Amazon. Apesar disso, ambas as produções investem no poder da tecnologia através um recorte emocional e humano – o que é uma grande responsabilidade para a Siri.