Apresentado por
Água comestível: engenheiros criam bolha de água que substitui uso de garrafas plásticas
Feitas com extrato natural de algas marinhas, as bolhas comestíveis ajudam no controle do consumo de plástico
O plástico é um dos maiores causadores de problemas ambientais, principalmente porque grande parte da população ainda ignora as consequências do seu consumo desenfreado, além das formas corretas de descartá-lo e reciclá-lo. Por isso, inovações que eliminam o uso do plástico são sempre mais que bem-vindas.
Esse é o caso da Ooho!, que basicamente são bolhas de água prontas para beber e que dispensam o uso de garrafas de água. Pode parecer estranho, mas a ideia da startup britânica Skipping Rocks Lab está sendo desenvolvida desde 2013 e já se provou eficaz.
Não é difícil entender como as bolhas de água funcionam: a água potável é armazenada dentro de um revestimento comestível feito de extrato natural de algas marinhas.
Quem não tiver vontade de comer a bolha, não tem problema, já que ela é biodegradável e se decompõe totalmente entre 4 e 6 semanas, semelhante a um pedaço de fruta, por exemplo.
A membrana ainda pode ser aromatizada e colorida. Também é possível utilizá-la para armazenar outros líquidos, como refrigerantes, bebidas alcoólicas e até cosméticos.
Depois de alguns protótipos, o projeto ganhou um financiamento coletivo e já é realidade. A estimativa da startup é introduzir as novas embalagens sustentáveis aos poucos, com foto em grandes eventos esportivos e culturais, como festivais de música.