Um mapa do mundo de acordo com ilustradores e storytellers
Livro traz coletânea com mais de 500 mapas por artistas, ilustradores e designers
Celebrando os mapas não só como poder de circular pelo espaço, mas de viajar em suas histórias contadas, a Gestalten – uma editora de Berlim consagrada por suas publicações com conteúdo focado na cultura visual – acaba de lançar uma coletânea com mais de 500 mapas assinados por artistas, ilustradores e designers.
O livro A Map of the World According to Illustrators and Storytellers representa o espírito criativo da cartografia moderna ao redor do mundo, com criações que vão desde apurados cálculos em detalhados traços geométricos a utopias totalmente abstratas.
Sem dúvida os mapas mudaram o mundo tanto como objeto de arte como ferramenta de poder. Nos ajudam a entender o tempo e fazem o universo ter mais sentido. Refletem a subjetividade com objetividade. Longe de ser um simples espelho da natureza, do que é verdadeiro ou falso, os mapas reescrevem o mundo.
Hoje, nos deparamos com cartografias das mais variadas em tudo e a todo instante. Na palma de nossas mãos, criamos um mapa de nós mesmos através de postagens tageadas e trajetos realizados via GPS. Figuramos e refiguramos o espaço, interpretando-o à nossa maneira.
Vemos a cidade com diversos olhares, muitas vezes até abstraída do seu contexto geográfico, tornando-a muito mais subjetiva e fruto de experiências. E tal metamorfose dos traços e caminhos só confirmam o quão atual são estes mapas trazidos pela coletânea A Map of the World, criados por contadores de histórias para uma sociedade faminta por receber, digerir, remixar e compartilhar.
“Com um visual singular, conseguimos impor ordem nos apropriando da realidade e de suas complexas camadas.” – Antonis Antoniou, prefácio
Abaixo, alguns dos mapas disponibilizados pela Gestalten.