Real Life Instagram
Projeto do brasileiro Bruno Ribeiro espalha filtros de papel pela cidade imitando o Instagram
Junto de toda essa conversa de como o tempo que passamos encarando nossas diversas telas não para de crescer, vemos algumas tentativas de desconexão, que nos ajudam a desviar o olhar pra rua, como o irônico projeto iPhone Alert Stickr e a aventura de um jornalista da Wired ao tentar passar suas férias longe da tecnologia.
Um novo ponto de vista para lugares rotineiros, aqueles que não mais desviamos o olhar das telas nem paramos para contemplar.
Junto à estas ideias, está o projeto Real Life Instagram, do brasileiro Bruno Ribeiro, diretor de criação e atualmente aluno da Hyper Island. A ideia é simples: Bruno espalhou ao redor de algumas cidades filtros similares aos que o Instagram oferece. Não deu outra, misturando surpresa e contemplação, as pessoas pararam para observar e, como fruto de qualquer boa novidade, aproveitaram para tirar suas fotos.
Feitos de papel cartão e filme colorido, os filtros foram posicionamos em pontos estratégicos e fotográficos das cidades, imitando os símbolos e conteúdos como se fosse seu próprio post no Instagram.
Mais fotos da intervenção podem ser vistos neste Tumblr.
Os resultados são de uma sutileza cômica, uma simples brincadeira que consegue fazer com que os apressados e imersos em suas telas olhem de forma diferente aqueles lugares pelos quais sempre passam sem reparar.
Juntando a atual obsessão (e possibilidade) de se fotografar tudo e de diferentes formas, e a tempestade do virtual ensopando o mundo real com novos símbolos, mídias e linguagens, o projeto acaba refletindo todas essas persistentes divergências entre analógico/digital e conectar/desconetar, combinando tudo em uma coisa só, como deve ser.