Flipboard lança recurso de catálogo social para venda de produtos
Empresa passar a investir em experiência de compra e curadoria de ecommerce
Lançada essa semana, a nova atualização do Flipboard para iOs e Android vem como uma grande novidade. A empresa passou a oferecer aos usuários e empresas a possibilidade de criar catálogos de lojas completos, com tags de preços que levam diretamente à compra do produto.
Da mesma forma que os usuários podem tirar vantagem do serviço para se manterem atualizados com seus feeds sociais e as principais notícias, a curadoria de qualidade e design intuitivo do app agora trazem a opção de vasculhar por catálogos online.
Uma tentativa de transformar parte da experiência de compra e reconfigurá-la para a era do iPad.
Essa nova mecânica funciona de forma quase automática. Quando um produto é adicionado ao Flipboard, o serviço buscará detectar qual é o seu preço, mostrando a informação bem ao lado da imagem do produto.
Porém, ao ser levado da tag de preço à página de compra do produto, o usuário ainda precisa passar por todo o processo de cadastro e check out. Por enquanto, o Flipboard não oferece nenhuma forma mais automática de pagamento, gravando o cartão de crédito do usuário, por exemplo.
Alguns grandes nomes do varejo já lançaram seus catálogos online, como Levi’s, Banana Republic, Fab e ModCloth. Mas o recurso pode ser aproveitado por qualquer publicação que queira mesclar páginas de artigos tradicionais com venda de produtos (veja mais sobre como construir catálogos no vídeo acima).
Com mais de 90 milhões de usuários, Flipboard ainda não está lucrando em nada nos sistemas de direcionamento e pagamento gerados pelos catálogos. Mas é visível que este é o primeiro passo para trabalhar com experiências e ambientes de compra, lado a lado com seus artigos de alta qualidade e conteúdo social.