2012: Sony Pictures dá continuidade à campanha viral
Em novembro passado, comentei sobre o teaser do filme catástrofe “2012” e seu site-viral InstituteForHumanContinuity.org. Na época, a página trazia apenas um cadastro com uma espécie de loteria da sobrevivência, mas nessa semana a Sony Pictures inaugurou um novo site recheado de conteúdo sobre o fim do mundo.
O Institute For Human Continuity traz informações de como sobreviver ao ano de 2012, com notícias falsas e vídeos, tudo com cara de embasamento científico. Percebam que, a menos que se clique nos links do rodapé, é impossível saber que o site está ligado a um filme ou ação de marketing.
Eu gosto desse tipo de iniciativa: conteúdo e ações online que ajudem a criar um universo em torno de um filme, que envolvam o público (Batman: TDK). Acontece que para virar polêmica e ter gente acreditando/reclamando não custa nada.
Podemos pensar que as pessoas estão vacinadas “contra” esse tipo de marketing, e não vão se deixar enganar por uma simples brincadeira, mas alguém aí ainda se lembra do case Citroën C4 Pallas?
A campanha de “2012”, dirigido por Roland Emmerich, inclui ainda o blog This Is The End, onde um maluco chamado Charlie Frost (que tem até Twitter) profetiza sobre o fim do mundo e questiona as intenções do IHC. Gostando ou não, o vídeo já tem quase 700 mil views no YouTube.
Já que uma das frases mais ditas por Charlie Frost é “the game is about to start”, tudo indica que vem mais um ARG por aí.