Site libera imagens de satélite e pede ajuda para rastrear possíveis destroços do avião desaparecido
Iniciativa convida voluntários a marcar no mapa qualquer sinal que possa levar ao encontro da aeronave da Malaysia Airlines
O voo 370 da Malaysia Airlines, que partiu de Kuala Lumpur no sábado, com 239 pessoas a bordo, continua desaparecido. Infinitas teorias rondam a curiosa história do avião que simplesmente sumiu do mapa em pleno 2014, mas a empresa de imagens de satélite DigitalGlobe decidiu que melhor do que ficar especulando é tentar ajudar de alguma forma.
Para isso, liberou o acesso de voluntários à Tomnod, uma plataforma coletiva onde as pessoas podem investigar imagens de satélite e marcar possíveis destroços da aeronave. A DigitalGlobe afirmou que continuará monitorando a região com seus satélites, e que irá disponibilizar as imagens no Tomnod o quanto antes.
Os voluntários são orientados a marcar qualquer sinal de destroços do avião, botes ou coletes salva-vidas e rastros de óleo, que poderiam ser indicativos da localização da aeronave.
Segundo o TNW, cerca de 25 mil pessoas já se candidataram como voluntárias para rastrear as imagens, e o site está constantemente caindo devido ao elevado número de acessos.
A iniciativa da DigitalGlobe, no entanto, não é inédita. A plataforma Tomnod também foi usada em novembro do ano passado para ajudar a marcar objetos nas primeiras 24 horas depois da passagem de um tufão pelas Filipinas.