Museu das Escadas Publicitárias
| Atualizado: 17/04/2006 – 17:03
A partir de agora, o Brainstorm #9 orgulhosamente inaugura o: Museu das Escadas Publicitárias. Porque devemos acreditar, sinceramente, que todas as escadas são iguais e merecem nossa atenção.
Nunca esquecendo do nosso marco inicial e desse famigerado post.
Participe enviando uma foto da escada da sua agência. Se quiser, conte uma história sobre ela também (seja sucinto). Junte tudo e mande para o email: [email protected]
Publicarei sempre aqui nesse post e espero criar assim o maior acervo de escadas de agências de publicidade do mundo.
Sua agência não tem escada? Não se preocupe. Com muito trabalho e campanhas fantásticas, todas terão uma. E quando isso acontecer, não se esqueça do nosso museu.
————–
| Matriz Comunicação (Taguatinga/DF)
Enviada por Daphne Evangelista
“Somos uma agência jr., por isso funcionamos na Universidade Católica de Brasília. Essa é a escada que vai para o primeiro andar do bloco K, onde fica a Matriz. Escada essa que está sempre super lotada com centenas de universitários que não respeitam as leis de trânsito dentro dos blocos, por isso a foto foi tirada em um dos muitos feriados em que o lugar está deserto e nós estamos trabalhando. Na foto, cinco dos nossos 26 estagiários e nosso coordenador, professor Ronaldo Carvalho.”
————–
| Sapiens (Rio de Janeiro/RJ)
Enviada por Caio Costa
“Não temos escada. Mas é melhor assim. Essas cadeiras ainda não têm tração nas quatro.”
————–
| Metra Publicidade (Blumenau/SC)
————–
| Padovani Prado Comunicação (Campinas/SP)
Enviada por Fábio Scaico
“Escada querida, que separa a criação do resto da agência. Nas horas vagas, também serve de playground. A foto foi tirada no histórico momento em que uma mamangava gigante (e intrusa) foi assassinada, depois de tentar, insistentemente, sair por uma janela fechada.”
————–
| Tríadaz Propaganda e Marketing (Taubaté/SP)
Enviada por Lucas Rodrigues
“Essa é famosa escada “QUEBRA SALTO” a mulherada se diverte nela. É uma que tira o sapato, outra descendo de pé, em “zig zag”, ja vi cada uma, por isso que nada melhor que um bom e velho tênis. Dela podemos ter uma visão panorâmica, do Atendimento. (escada de acesso a sala de reuniões).”
————–
| Dvmark
Enviada por Daniel Santos
“Esta é a nossa escada, por ela passa nossa equipe e nossos clientes. Com muita frequência sai um “Aiiii minha cabeça””
————–
| Usina da Criação
Enviada por Cesar Reballo
“Nossa escada é um tanto quanto traiçoeira. Quem está subindo não enxerga quem esta descendo, aí vocês imaginam o que acontece né?
Também existe o problema de cairem na escada, não tem um que não caiu pelo menos um vez. Teve gente que até derrubou café nas paredes quando caiu…..rs”
————–
| “Nazaré Comunicação”
Enviada por Lucas Ravaiani
“Não poderia deixar de participar desse deboche com outro deboche. Segue foto da escadaria da agência Nazaré Comunicação. Hohoho!”
————–
| Espalhe
Enviada por Gustavo Fortes
“A escada do prédio onde fica a agência de marketing de guerrilha Espalhe é de cimento. Ela é fria e feia. Ideal para praticar sticker art em todos os 15 andares!”
————–
| Sullivan Higdon & Sink e The Richards Group
Enviadas por Bruno Pieroni
“A minha agência se chama Sullivan Higdon & Sink, fica em Kansas City
(estado do Missouri) e o website da gente é www.wehatesheep.com. Isso mesmo.
A gente odeia ovelhas.”
“Enquanto corria lá pra fora pra tirar fotos das nossas escadas (a de entrada na esquerda, a dos fundos na direita), lembrei que voce talvez queira ter uma foto do que pode ser uma das escadas mais famosas e eficientes do mundo publicitário: a escadaria do The Richards Group, em Dallas, Texas.
A escadaria de lá é praticamente um símbolo da cultura deles. Andar de elevador não é necessariamente proibido, mas tambem nao é recomendado – porque, segundo eles, é andando de um andar pro outro que se esbarra nos seus companheiros, e nessa esbarraçao é que se cria colaboração.
Não é apenas isso: quando estagiei lá, pude presenciar as “reunião de escada,” onde o pessoal todo da agencia é convocado a esse vão entre os andares, e o dono ou apresenta uma nova conta a agencia ou apresenta um visitante ao resto da agencia. É sem duvida bem marcante ver mais de 300 pessoas (a agencia tem por volta de 600 pessoas) em volta da escadaria, ouvindo atenta ao que o dono tem a dizer.
Como se eu nao tivesse escrito já o bastante, mando o link do artigo da revista Fast Company que fala somente da escada.”
————–
| CA Comunicação (Belém/PA)
Enviada por Élida Lima, Marco Tuma e Carlos Neto
“Não vamos mostrar a escada da criação. Não, não, não. A aristocrática escada de granito da CA, não mesmo. Para baixo, e avante! Vai direto, passa as duas cozinhas, a área de serviço, o depósito, o tanque de lavar roupa, proooonto essa aí mesmo, esses dois degrauzinhos sujos: the smoking area.
Se a campanha tá há duas semanas atrasada, a gente sempre pode fazer essas caras e dizer “peraí que eu tô pensando”.”
————–
| Karambola
Enviada por Rafael Klein
“Escada boa pra cachorro.
Essa é a nossa escada. E esse é o Duque, nosso Diretor de Criação.”
————–
| Botelho Comunicação
Enviada por Marco De Santis
————–
| Empenho MKT (Piracicaba/SP)
Enviada por Vinicius Rocha
“Esta é a escada “veterana” da agência, as marcas são provas de sua dedicação! Hoje em dia ela é utilizada para “catarmos” goiaba, na goiabera do quintal, que por sua vez além de dar frutos nos serve como varal, como bem ilustra a foto!”
————–
| Plaenge (Cuiabá/MT)
Enviada por Luciano Marino
————–
| Real Comunicação (João Pessoa/PB)
Enviada pela equipe de criação
“Bom,
Como a Real é uma agência térrea nós, obviamente, não possuímos escadas. Porém não queríamos ficar de fora dessa e resolvemos (equipe de criação) criar a nossa… será que vocês aceitam?
Afinal com um mercado como o nosso é sempre bom contar com o ombro de alguém, pois é mais seguro e rápido caminhar quando subimos sobre os ombros, não é certo? Não nos aproveitando, mas aprendendo com os mais experientes.
Na foto, da esquerda para a direita: Guilherme Montenegro, Daniel Ramos, Giscard Falcão, (em cima) Andréia Solha e Davi Almeida.”
————–
| rox Publicidade (Campina Grande/PB)
Enviada por Moisés Benicio de Castro
“Yes! Nós temos escadas. Dignas de museu, por sinal. Afinal, num prédio de apenas dois andares elas são muito utilizadas.
Parabéns pela idéia. Muito rox.”
————–
| VM2 (Teresina/PI)
Enviada por Breno Brito
“A historia que eu posso contar não é nem ligado diretamente a escada, mas uma vez fiquei trancado na agência na hora do almoço. Como a fome era maior, acabei pulando do andar de cima da agência que tem uma porta para a varanda. O resultado: meus pés quase quebrados e uma semana sem andar. Mais do que nunca pude entender a importância de uma escada, rsrs.”
————–
| Inter///anônima
Enviada por Bruno Sciammarella
“Nossa escada é o retrato do mercado carioca: lá embaixo há uma luz no fim do túnel.”
————–
| Destaque Propaganda
Enviada por Eliana
“Conhecida pelos seus constantes acidentes, a escada Azulzinha Assassina faz parte há muito tempo do cotidiano do pessoal.
Por ela já passaram, redatores, diretores de arte, atendimento, mídia, planejamento e até clientes, todos (sem exceção) já sofreram algum tipo de “testada” ao longo dos seus 15 degraus.
Portanto, muito cuidado ao passar por ela. Todo mundo tem um galo…..vc pode ser o próximo a ter um….”
————–
| Nova Comunicação (Teresina/PI)
Enviada por Alex Nastácio
“Em baixo: garagem, secretária, recepção, sala de reunião e copa.
Em cima: criação, financeiro, planejamento e mídia.
E no meio de tudo isso, ela: a “ESCADA”.”
————–
| 10′
Enviada por Michel Lent
“Eshcada da 10sh. É assim ‘mermo’, com sotaque carioca.
Na 10′ não tem escada não. A gente usa banquinho ou cadeirinha quando
precisa falar mais ‘alto’.
Parabéns pelo museu. Idéia ducaralho!”
————–
| Criativacom
Enviada por Ricardo Moretzsohn
————–
| Double M (Belém/PA)
Enviada por Hélio Marques
“Nossa escada é uma espécie de playground da agência, para fumantes ativos e passivos. É o local para onde fugimos entre um anúncio e outro. Ali acontece de tudo um pouco, mesmo antes daquele local virar uma agência de publicidade. Inclusive, diz a lenda, que uma menina se suicidou naquela escada. Mas deve ser lenda. Ninguém nunca viu nada.
P.S.: Não reparem nos trajes dos publicitários. Hoje é o “Bermuda´s Days”.”
————–
| ag_407 (Curitiba/PR)
Enviada por Alessandro
————–
| Densa Comunicação (Campinas/SP)
Enviada por Paulo Ferreira
“Essa é a escada que dá acesso ao nosso escritório, uma veterana, pois há mais de 20 anos suporta o sobe e desce de pessoas nesse prédio. E como ficamos ficamos no 1º subsolo (sim no subsolo!) o pessoal usa muita nossa velha guerreira. Grande escada! Apesar dos poucos degraus…
PS: apesar da luminosidade a escada não dá acesso ao céu, simplesmente ao andar térreo.”
————–
| Quadrante (São Luís/MA)
“Ela fica próxima à sala de reunião. Como ela é barulhenta como quase todas as escadas de madeira, usamos o nosso simmpatico “auxiliar de atendimento inflável”, para que todos saibam que está tendo reunião e que não se pode fazer barulho ao descer ou subir.”
————–
| Tuta Comunicação (Santa Cruz do Sul/RS)
Enviada por Renato Tuta
“Quando compramos o espaço, pedimos que a escada não tivesse um corrimão onde ela faz a curva, ao que o engenheiro respondeu que um dia alguém poderia tropeçar e cair, sem o apoio necessário. Mas insistimos até ganharmos a escada mais livre. Ele comprou um espaço igual e instalou o corrimão extra. Um belo dia, vejo-o com o braço engessado. Ele caíra justamente sobre o corrimão extra que nós não quisemos instalar!”
PS: A gatinha que estrela a foto se chama Nívea
————–
| P2B Comunicação
Enviada por Água
“Escadaria construída em estilo clássico – tradicional de emergência do prédio onde fica a P2B Comunicação e Marketing. Iluminada com lâmpadas fluorescentes que se acendem por sensores.”
————–
| House da Contém1g
Enviada por Ariana Assumpção
————–
| África
Vocês tem razão. Seria uma injustiça com a escada da África não publicá-la aqui, ainda mais ela, o mote de tudo isso.
————–
| Fischer América
Eu começo mostrando a escada aqui da agência. Claro, ela não tem luz e nem é high-tech como umas e outras por aí, mas ainda assim é uma trabalhadora.
————–
Participe! Envie uma foto da escada da sua agência para: [email protected].