O Google Maps deixou de ter uma Terra plana
Nova atualização da plataforma abandona formato plano em maiores distâncias para tornar as escalas dos mapas mais condizentes com a realidade
Se você for agora ao Google Maps e distanciar a tela, no meio do caminho a perspectiva do mapa será alterada. O mapa plano tradicional se transformará e você poderá ver um mundo interativo com o formato certo, o de um globo. Isso se deve à uma atualização que implementou uma perspectiva condizente com a proximidade que você está do ponto marcado no mapa.
A novidade, implementada hoje pelo Google, permite que o app tenha uma representação mais fiel da realidade. Antes, por exemplo, a Groenlândia e a África tinham o mesmo tamanho quando vistas pelo Maps, já que em mapas planos é impossível representar o tamanho da massa da terra em uma escala relativa. Além disso, objetos próximos dos pólos norte e sul ficavam distorcidos conforme o mapa plano compensava o achatamento do globo.
https://twitter.com/googlemaps/status/1025130620471656449?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1025130620471656449&ref_url=https%3A%2F%2Ftechcrunch.com%2F2018%2F08%2F03%2Fgoogle-maps-is-no-longer-flatearth%2F
Essa diferença fica mais evidente nas projeções de Mercator, que são geralmente usadas e representam adequadamente o tamanho da terra ao redor do equador, mas os super-dimensionam as áreas no Ártico e na Antártida.
Uma pena para os que ainda acreditam que a terra seja plana, turma de quem o Google não parece ser muito fã.