Dart, um carregador para notebook pequeno, levinho e poderoso
A fabricante já possui investidores, mas lançou uma campanha no Kickstarter para conectar-se com o consumidor
Nem sempre estar no Kickstarter significa não ter investimento suficiente para tirar a ideia do papel. É o caso do financiamento coletivo para o Dart, um carregador móvel fabricado pela startup FINsix. A empresa, que apresentou oficialmente a novidade durante a CES deste ano, já conquistou mais de 6 milhões de dólares em investimentos da Venrock e de outros investidores anjo, mas ainda assim quis colocar o produto no Kickstarter, como uma forma de se conectar com o consumidor final.
“Queremos nos conectar com os consumidores, receber feedback, criar um relacionamento. Achamos que uma campanha no Kickstarter pode ser um bom jeito de permitir que o engajamento com nossos usuários seja mais direto”, explicou a CEO Vanessa Green, em entrevista ao VentureBeat.
A ideia é simples, e muito funcional: o Dart é 4 vezes menor, e 6 vezes mais leve que os carregadores tradicionais, e mantém a potência de 65 watts. Além de recarregar um notebook, uma portinha USB ajuda a recarregar simultaneamente um gadget móvel. Colorido e compridinho, o Dart também evita aquela briga por espaço em uma régua de energia, e facilita identificar qual é o seu carregador, evitando desconectar o aparelho de um vizinho de tomada.
A empresa é fundada por profissionais formados pelo MIT, que se concentram em criar tecnologias de carregamento de dispositivo que sejam eficientes, pequenas e leves. Em apenas um dia de campanha no Kickstarter, já alcançaram mais da metade do valor requerido para levar o projeto adiante. Quem quiser aproveitar a oportunidade, que é quase uma pré-venda do aparelho, pode fazê-lo através desse link – um carregador para notebooks tradicionais custa 79 dólares para entrega nos EUA (130 dólares para entregas globais, com frete já incluso), e a versão compatível com MacBooks sai por 148 dólares (nos EUA, 199 dólares para entregas globais).