Slingshot, o Snapchat do Facebook
O app agora foi lançado de forma oficial, e funciona de um jeito um tantinho diferente: para ver um shot, é preciso enviar outro de volta
O Facebook acaba de criar uma alternativa para trocar fotos e vídeos com os seus amigos, sem precisar postar na rede social. É o Slingshot, novo app lançado pela empresa de Mark Zuckerberg, que surfa na onda do compartilhamento privado de informações, no mesmo esqueminha do Snapchat. Depois de um terminado tempo, o vídeo ou imagem compartilhada desaparece.
A diferença fica por conta da exigência de reciprocidade: para ver um determinado shot, é preciso enviar outro. Ou seja, só é possível ver o que seus amigos estão compartilhando se você também se dispuser a se expor, seja com selfies, fotos ou vídeos.
É interessante reparar que o Slingshot chega para tentar reter aquela parte mais jovem da audiência, que não quer mais compartilhar informações por broadcast no Facebook, mas sim trocar mensagens de ‘um para um’, ou de ‘um para alguns poucos selecionados’, por assim dizer, através de aplicativos próprios, como o WhatsApp ou o Snapchat. Essa tendência de preferir meios mais ‘privados’ de comunicação, que já tinha sido percebida por alguns analistas, foi recentemente confirmada no relatório da Kleiner Perkins, apresentado por Mary Meeker no mês passado. Uma boa jogada estratégica do Facebook. Basta saber se irá pegar.
Depois de um deslize da equipe de desenvolvimento que ‘vazou’ o app antes do tempo, o Slingshot agora foi lançado oficialmente e pode ser encontrado gratuitamente na App Store e também na Google Play.