Estatísticas comprovam que sim, publicidade em podcasts funciona
Dados divulgados por ferramenta da Apple mostram que consumidores do formato são os mais engajados entre todas as mídias
Podcasts dão dinheiro? Esta é uma pergunta que atormenta diariamente a vida de toda pessoa que se dispõe a dedicar a vida a trabalhar com a mídia do áudio na internet. Embora o formato tenha estourado na gringa em 2014 e habite a rotina de muitos brasileiros, não existem dados históricos suficientes para atestar aos podcasters que o seu público está ouvindo mesmo o que eles diziam.
Graças ao sucesso internacional de “Serial” e outras séries de áudio, porém, as plataformas deste tipo de mídia começaram a se preocupar em fornecer maior material aos criadores, incluindo aí a Apple que lançou este mês o Podcast Analytics, uma ferramenta que oferece mais dados aos criadores sobre a recepção do conteúdo que produzem. E para a grande felicidade dos podcasters, as estatísticas apontam que o público do formato está realmente atento ao material que consomem.
De acordo com a ferramenta, um episódio em média tem 90% de seu conteúdo ouvido pelos usuários, sendo que são raras as vezes onde o consumidor pula os anúncios inseridos no produto. Em podcasts mais bombados – como o “Political Gabfest” do Slate ou o “Revisionist History” – os resultados são ainda melhores, com os ouvintes absorvendo cerca de 80 ou 90% do conteúdo ininterruptamente.
A melhor notícia, porém, é que essa determinação da audiência independe da estrutura ou do tamanho do episódio do podcast. Na verdade, quanto maior for o episódio mais atenção o podcast tem do seu público – mesmo quando o ouvinte pula a propaganda ele continua ouvindo o programa, não parando ao primeiro sinal de interrupção do episódio para publicidade.
Sobre estes dados, Jason Cox, o diretor-chefe de tecnologia da Panoply (produtora do “Political Gabfest” e do “Revisionist History”), afirma que eles comprovam que as pessoas estão de fato atentas ao conteúdo fornecido pelos podcasts:
“As pessoas realmente estão ouvindo e querem consumir todo o conteúdo que lhe é disponibilizado. Existe um nível de dedicação por parte dos ouvintes de podcast que você não encontra em outros lugares”
Os dados do Podcast Analytics infelizmente se baseiam em uma quantidade bastante reduzida de usuários (só contas do sistema atualizadas para o iOS 11) e não refletem o parâmetro total do público que consome o formato de áudio, mas seus resultados já apontam que o podcast é uma plataforma ideal para investimento dos anunciantes. A maior intimidade da relação entre usuário e produtor permite um maior engajamento por parte do público em relação a outras mídias como o vídeo ou o texto, algo que só favorece empresas que queiram ajuda para vender seus produtos.