McDonald’s descreve ingredientes de seus principais sanduíches em série de outdoors na Europa
Campanha busca reforçar o raro poder de reconhecimento global que a marca possui nos dias de hoje

Imagine estar andando pela rua quando de repente você se depara com um outdoor que só conta as palavras “pão”, “tártaro”, “peixe”, “queijo” e “pão” enfileiradas. Em qualquer outro cenário a sua impressão inicial provavelmente seria algo como “Bom, alguém gastou dinheiro a toa”, mas… e se fosse como na organização visual abaixo?

Você já identificou como um anúncio do McDonald’s, certo?
Esta é exatamente a proposta da nova campanha da marca em alguns países da Europa. Criado pela Leo Burnett London, a série de outdoors parte desta mesma concepção minimalista para descrever ao público alguns dos principais sanduíches da casa – além do Filet-O-Fish acima, a agência também preparou as artes abaixo para o Egg McMuffin e o Big Mac.


De acordo com o diretor criativo da agência Pete Hayes, as artes foram concebidas em parceria com o tipógrafo David Schwen e buscam comunicar algo como a essencialidade da marca que só uma empresa como o McDonald’s possui nos dias de hoje. “O McDonald’s é um líder. Apenas uma porção de marcas globais podem se comunicar desta forma. A natureza gráfica e redigida desta campanha exibe a confiança que o McDonald’s e seus produtos icônicos merecem.” escreve o executivo na divulgação da campanha.
A campanha obviamente segue uma estratégia recente da companhia por ações minimalistas, incluindo uma série de cartazes na França e a série de outdoors rodoviários que rendeu à marca um GP no Cannes Lions de 2018. A diferença, claro, está no propósito: se outras campanhas buscavam direcionar o público à unidade mais próxima, esta parece vir apenas para ressaltar a posição forte da empresa no mercado.