No Eldorado sem ouro, a briga por "prefeituras" pega fogo

No Eldorado sem ouro, a briga por “prefeituras” pega fogo

por Luiz Yassuda
No Eldorado sem ouro, a briga por “prefeituras” pega fogo

O Foursquare, apontado como o mais sério candidato a “onda” do ano, ganhou mais um ingrediente que lhe confere status de rede social a ser vista: serviços obscuros e pagos baseados em seu sistema de recompensa social.

O quê? Tecla SAP: já existe gente querendo ganhar seu santo dinheirinho com o seu vício no Foursquare. E de maneira torpe.

O Get Mayor apareceu hoje. Trata-se de um serviço que cobra um valor único para torná-lo mayor de um local ($29,90 USD) e para que ninguém tome este lugar de você ($89,90 USD).

Lembram-se de pessoas vendendo convite no Orkut pela Internet? Pois é.

Mas o que um usuário ganha com uma prefeitura no Foursquare? Sim, todos os usuários que ali realizarem o seu check-in saberão que você é a pessoa que mais passa por ali. Quanto mais lugares legais você tem em seu portifólio de prefeituras, mais whuffies foursquarenses você tem. Aliás, se você amealha 10 prefeituras, o próprio Foursquare lhe premia com esta inestimável peça ao lado. Um grande negócio por menos de um real por dia, hein?

Tem um plus a mais: o cheating. O Get Mayor ainda exibe um quote do personagem Montgomery Burns em sua página: “cheating is the gift man gives to himself”. Em bom português, o serviço se adequa à Lei de Gerson e transpira malandragem. Mas se malandro é malandro e mané é mané, quem paga por um serviço desses é malandro para os manés do Foursquare ou mané para os malandros do Get Mayor?

Aliás, a corrida por recompensas sociais é realmente hors-concours. Numa grande animosidade, perdemos a noção do ridículo por premiações que, na verdade, não existem. Ser o cara com mais followers no Twitter ou ser o cara com maior número de prefeituras, badges ou sempre líder da semana no Foursquare não representa nada. Pelo menos, não deveria. Sabemos que existe uma comoção de especialistasemxoxalmedia e jornalistas procurando os top-top das redes sociais que pintam na reta e possivelmente o sistema de recompensa social é uma forma rápida de mensurar movimento.

“Na Internet, todos serão famosos para 15 pessoas”

É por isso que sempre vai haver alguém querendo roubar no jogo. É o blogueiro que fez 1001 gambiarras para iludir o algoritmo do Google, é a twitteira que usou script, é o cara do Foursquare que foi prefeito do Polo Norte e do Taj Mahal. Gente que até converte malandragem em dinheiro, que até vai gerar cliques, que vai se achar importante e até achar que tem algo a acrescentar na vida das pessoas. Aí começa a nossa diversão. =)

E que fique claro que eu gosto bastante do Foursquare, como guia, como plataforma, como disseminador de uma cultura geosocial que veio para ficar. Também adoro minhas prefeituras e badges (porque sou filho de Deus, oras!). Outra coisa que gosto nele é que os usuários têm algum poder em manter a rede em ordem, portanto, no futuro, seu conteúdo pode virar uma zona, mas também pode se auto-organizar, como na Wikipedia. Esta incerteza não lhe fascina?

Aliás, se você usa o Foursquare, identifique-se em qual estágio de uso da rede você está.

Ajudaram com as fontes o @alexandremaron e o síndico Carlos Merigo, com o link sobre o Get Mayor.

todo tipo
de conversa
para quem quer
sair do raso
Photo by Prince Akachi on Unsplash

transforme sua marca em conversa
conte com o b9

20 anos de pioneirismo digital

Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:

negocios.b9.com.br
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
icone de linkCopiar link