Dê adeus ao volante: General Motors lançará carros sem direção
Empresa é mais nova gigante do mercado a investir pesado nos veículos autônomos
Após mais de um século de tradição, a peça que simbolizada o controle humano sobre a máquina de quatro rodas está com os dias contados. A General Motors, uma das principais montadoras do mercado automobilístico, começará a produzir seu veículo autônomo sem volante e pedais: o Cruise AV. A ideia da empresa é ter uma frota disponível para trabalhar em serviços de táxi nos Estados Unidos até o próximo ano.
À primeira vista, a mudança pode parecer estranha, mas se considerarmos o crescente investimento no mercado de veículos autônomos, como a parceria da Toyota com o Uber para criar os “e-Palletes”, veículos modulares autônomos, a decisão da General Motors é um passo para o futuro, proporcionando mais conforto e modernidade para seus clientes.
As mudanças, porém, trazem uma série de novas implicações. A relação entre as montadores e os clientes, tradicionalmente, se encerram com a entrega das chaves. Com a chegada da era dos carros autônomos, portanto, empresas como a General Motors precisarão se atentar, pois a responsabilidade no trânsito passa do motorista para o próprio veículo.
Os veículos autônomos vem se tornando uma das tecnologias mais especuladas nos últimos anos, e tendem a ser um dos principais marcos da crescente dependência tecnológica da humanidade. Veículos como o novo Cruise AV, teoricamente, trazem mais segurança, tanto para os passageiros quanto para as demais pessoas no transito.
[youtube https://www.youtube.com/watch?v=MvP82IsGqNc]