Feed de notícias específico para vídeos é nova arma do Facebook contra o YouTube
Rede social quer mais gente assistindo mais vídeos nativos
Que o Facebook está tentando (e conseguindo) roubar uma fatia do mercado do YouTube, já deu para perceber há algum tempo. Mas com um novo teste iniciado hoje, a rede social deixa isso ainda mais evidente. O aplicativo do Facebook passou a exibir, como sempre apenas para um grupo de usuários, a opção de um feed de notícias exclusivo para vídeos.
A opção é mostrada onde antes ficava o botão do messenger. Esse novo feed de notícias separa os vídeos entre aqueles publicados por páginas que o usuário segue, os que foram compartilhados por amigos, os vídeos salvos e vídeos já vistos, dentre outras opções. Por enquanto esta opção só está disponível nos aplicativos, o que faz sentido considerando que boa parte do tráfego de vídeo está em smartphones atualmente. E também apenas para vídeos nativos do Facebook – links para o YouTube vão continuar abrindo a versão móvel do site.
O teste é apenas mais um na lista de novidades que Facebook implementou há alguns meses no campo de vídeos, como a opção de exibir um player de vídeo destacado e flutuante dentro do próprio app e o suporte a vídeos em 360 graus, coisas que o YouTube já executa há tempos.
No vídeo publicado abaixo, você pode ver como o feed de notícias de vídeo vai funcionar e outras novidades que o Faceook já implementou.
Como se trata de um teste, o Facebook não diz quando ou se ele será disponibilizado para todo mundo por enquanto. Tudo depende do sucesso desta opção no grupo de testes.