FIAP 2004: Grand Prix para o zoológico da Audi
Aconteceu ontem, dia 23 de Abril, no Marriot Plaza Hotel em Buenos Aires, a grande premiação do FIAP – Festival Iberoamericano de Publicidade. Este festival, que esta em sua 35ª edição, é a mais importante premiação latino-americana da propaganda.
O Brasil não foi o país mais premiado, mesmo assim se saiu muito bem, ganhando dois troféus (o El Sol) de Ouro, seis de Prata e oito de Bronze na categoria “TV”. Sete troféus de Ouro na categoria “Mídia Impressa”: seis para a Almap e um para a Ogilvy. Na categoria “Técnicas de Produção Audiovisual” mais dois Ouros: os dois para a produtora Vetor Zero. Na categoria Rádio, um único Ouro para a agência Master.
Mais uma vez a Almap BBDO foi escolhida como a agência do ano. Em segundo lugar ficou a agência La Comunidad, da Argentina. A vitória da Almap se deu graças ao GP conquistado em Mídia Impressa e seus 8 troféus de Ouro, 10 de Prata e 21 peças incluidas no shortlist.
Porém, o prêmio mais esperado de praticamente todos os festivais de publicidade, incluindo Cannes, é o Grand Prix na categoria Televisão. E quem levou o grande prêmio desta vez foi o filme “Zoo” da agência DDB Espanha de Barcelona para a Audi.
Sim, sim, eu já sei o que vocês estão pensando: “Lá vem o Carlos com mais um comercial da Audi…”. Mas não tem jeito, quando se trata de publicidade para a montadora alemã, sai debaixo que lá vem prêmios.
E convenhamos, “Zoo” é um anúncio simplesmente sensacional e matador. Nem é preciso ser adivinho para deduzir que o filme tem chances enormes no Festival de Cannes este ano.
:: (se não quiser estragar a surpresa, faça o download do vídeo antes de terminar a leitura deste post) ::
No comercial vemos cenas de diversos animais presos num zoológico. A cara de tristeza e melancolia de leões, tigres, avestruzes, macacos, panteras e etc, chega a causar até comoção em quem assiste. Tudo ao som da bela música “Not Dark Yet” do Bob Dylan.
Os animais vão sendo mostrados em suas “celas”, até que vemos um Audi Allroad V8 Quattro largado no fundo de uma garagem, preso, abandonado no escuro. O título diz: “Nem todos nascemos para estar na cidade.”
Clap, clap, clap. Maravilhoso! Um conceito sensacional mostrado de forma clara, numa linguagem universal. Prova cabal de como é poderosa a mistura de imagem, áudio e uma idéia genial.
Confesso que me arrepiou até o último fio de cabelo ao assistir a mais essa obra-prima da publicidade. E você, como uma pessoa interessada e/ou amante da propaganda, tem a obrigação de assistir “Zoo”.
Clique aqui (botão direito – Salvar destino como…) para fazer o download do filme em formato .MPG. O arquivo tem 7.95 MB.