Transformando um bobo ‘Yo’ em um alerta de ataques de mísseis
O aplicativo ‘Yo’ surgiu como uma coisa boba, mas já tem gente fazendo dele um ‘interruptor’, que aciona avisos bem mais importantes
Ele surgiu como um app bobinho, bem simples, com zero conteúdo, com o objetivo único e exclusivo de notificar uma determinada pessoa sobre um interesse em falar com ela, sobre uma lembrança ou só para atazana-la um tantinho. Era o ‘Yo’, que servia apenas para isso – mandar um ‘Yo’ para alguém.
Daí lógico que rolaram as primeiras piadinhas sobre ‘qual a necessidade disso’, e alguns ajustes divertidos, como a versão do app que enviava ‘Hodor!’ ao invés de ‘Yo’, usando o personagem monotemático de “Game of Thrones” como inspiração.
Mas, às vezes, são as coisas mais simples que se provam as melhores soluções para problemas da vida real, e de repente o ‘Yo’ se tornou um super útil aviso de ataques de mísseis no Oriente Médio.
Através de uma automação com o serviço Red Alert, que avisa quando mísseis estão atingindo regiões israelenses, o app ‘Yo’ envia uma mensagem todas as vezes que o perigo de ataque em solo israelense é detectado. Isso é especialmente interessante agora que a região da faixa de Gaza está em polvorosa, com ataques bélicos entre palestinos e israelenses.
Wow. RT @jonahbalfour: @AndrewCouts @johnpaul @nealunger @FastCompany yep. Here’s a screenshot from the last hour. pic.twitter.com/uPrholvTGs
— Andrew Couts (@AndrewCouts) July 8, 2014
Não se sabe ainda se o aviso promovido pela integração do Red Alert e do Yo foi capaz de salvar alguma vida, mas isso não é o essencial. O importante é compreender que até mesmo o mais bobinho dos apps pode ser usado para uma causa bastante relevante, se for trabalhado e conectado com os canais certos.
Até o momento, não existe notícia de uso semelhante do Yo pelos palestinos, mas não é impossível que, ao menos na região, o app se torne uma espécie de sinal de emergência para os civis.