Documentário destaca o declínio da qualidade do som
The Distortion of Sound foi produzido pela KBS+ para a Harman
Todo mundo já se pegou, em algum momento, discutindo como a tecnologia afetou a forma como ouvimos música. Do vinil para o CD, do CD para o MP3 e o que muita gente concorda é que houve um declínio na qualidade do som. E esse é o foco do documentário The Distortion of Sound, produzido pela Bandito Brothers e KBS+ do Canadá para a marca de áudio profissioal Harman.
Com a participação de importantes nomes da música, entre eles Mike Shinoda, Slash, Quincy Jones, Snoop Dogg, Steve Aoki, Hans Zimmer, Andrew Scheps, Manny Marroquin, Dan the Automator, Lianne La Havas, Kate Nash, A.R. Rahman, Neil Strauss, Chris Ludwig, Greg Timbers e Dr. Sean Olive, o documentário é uma apaixonada declaração de amor por esta forma de arte, mas ao mesmo tempo um lamento pelos rumos que ela tomou com os avanços tecnológicos.
O DJ Steve Aoki, por exemplo, defende que não é possível ouvir a complexidade de uma música com arquivos comprimidos de MP3 – para se ter uma ideia, um arquivo comprimido elimina 90% da qualidade do áudio. Já Snoop Dogg declara que o ouvinte não sabe que o que ele ouve pode soar melhor, então ele simplesmente não liga.
Para quem curte a música como uma forma de arte e, assim como o Slash, não consegue imaginar a vida sem ela, vale o play. Em inglês, sem legendas.