Dronevertising, anúncios que chegam ao público via drones (!)
Parece até piada, mas a agência jura que é verdade
Bateu a hora do almoço, e você pensa “só vou responder esse emailzinho”, “só vou dar um jeito nisso daqui e vou” e acaba perdendo a hora. Para não deixar você ficar sem se alimentar, a marca de fast food russa Wokker teve essa curiosa ideia: mandar um drone pra sua janela com um anúncio da marca (!)
Sim, exatamente isso. Um robozinho voador vai aparecer na sua janela, segurando um pôster com um anúncio que te convida a fazer um pedido para almoçar ou jantar. Parece até uma piada – já estou imaginando o pôster virando com o vento, o drone meio trôpego na janela de edifícios de escritórios na capital de uma metrópole… – mas a agência Hungry Boys jura que a campanha é real.
Segundo a agência, a ação foi capaz de aumentar em 40% as vendas da Wokker, além de criar um enorme buzz para a marca.
Ainda pouco conhecidos e no geral sem uma regulamentação clara de uso, os drones estão sendo experimentados por diversas empresas, como a Amazon, que queria fazer um sistema de entregas usando drones. No entanto, a ideia ainda não passa de um conceito, já que os EUA proíbem o uso de aeronaves não tripuladas para fins comerciais.
No Brasil, quem opera drones costuma fazê-lo para usos publicitários ou de documentação, seguindo as regras do aeromodelismo, muitas vezes até avisando as autoridades locais sobre as gravações, já que a eventual queda de um drone pode machucar alguém.
Outra marca que já utilizou drones em campanhas foi a Coca-Cola, entregando refrigerantes para trabalhadores da construção civil.