Novo esmalte poderá detectar ‘boa noite cinderela’ na bebida
Basta discretamente molhar o dedo com o conteúdo do copo e reparar se o esmalte mudou de cor
Um grupo de 4 estudantes de engenharia da universidade da Carolina do Norte (NCSU, na sigla em inglês), nos EUA, estão desenvolvendo um esmalte que pode ser extremamente útil para garotas que querem se proteger de possíveis ações mal-intencionadas.
Chamado de ‘Undercover Colors’, o produto seria capaz de mudar de cor quando em contato com Rohypnol, Xanax e GHB, substâncias que costumam ser usadas para dopar meninas antes de roubá-las ou ter relações sexuais não consensuais com elas, prática que ficou conhecida no Brasil como ‘boa noite cinderela’.
O modo de uso não poderia ser mais simples – bastaria estar usando o esmalte e discretamente mexer a bebida com o dedo, prestando atenção na possível mudança de cor do cosmético. Se houver alteração, alguma das substâncias utilizadas para dopar as vítimas do golpe estaria presente.
“Todos nós conhecemos alguém que passou por essa terrível experiência [de ser dopada e sexualmente violentada], então nós focamos em soluções preventivas”, contou Ankesh Madan, um dos estudantes que idealizaram o projeto.
Por enquanto, o time da Undercover Colors está buscando investidores, participando de competições de startups e desenvolvendo os primeiros protótipos dentro da própria universidade, contando com mentoria voluntária de um dos professores do departamento de química da NCSU.
De repente, dentro dos próximos anos, fazer manicure antes de sair para a balada poderá ser uma preocupação mais relacionada à segurança pessoal do que à vaidade.