Quanto da sua insegurança você passa às suas filhas?
Dove leva mães a refletirem sobre que tipo de mensagem elas passam ao se mostrarem insatisfeitas com o próprio corpo
Crianças funcionam muito com base na imitação do adulto, e os pais são os primeiros a terem o comportamento observado e copiado pelos pequenos. Isso vale tanto para as coisas positivas quanto para as negativas, e é esse ponto que a Dove tenta provar na campanha “Legacy”.
No vídeo, 5 mães são convidadas a listarem suas insatisfações com o próprio corpo – para algumas, é o formato dos olhos, para outras, braços ou pernas muito compridas, ou até mesmo um rosto mais bochechudo. O que essas mães não sabiam, contudo, é que as mesmas perguntas tinham sido respondidas pelas suas filhas, e a comparação entre as listas evidencia que boa parte das inseguranças das mães aparece refletida nas respostas das pequeninas.
Ou seja, as filhas estavam observando as insatisfações físicas das suas mães e se apropriando delas. Felizmente, isso funciona também para o reforço positivo. Em determinado trecho, uma das mães diz acreditar que ela tem a pele bonita porque sorri bastante, e pouco depois é possível ouvir a sua filha constatando que gosta do próprio rosto, porque ele é sorridente.
“Todas as mulheres podem ser um exemplo positivo para a próxima geração, ao expressar a própria beleza com confiança”, sugere Jennifer Bremner, diretora de marketing da Dove.
Nessa altura do campeonato, desenvolver a própria autoestima para de ser algo egoísta e individualista e se transforma em algo muito maior, praticamente uma militância pelas gerações futuras.
A criação é da Ogilvy Paris.