Inkspiration ajuda a transformar cicatrizes de mastectomia em arte
O app propõe que as mulheres possam conviver melhor com as marcas da cirurgia ao adorná-las com tatuagens
Dentre as muitas iniciativas do Outubro Rosa, acho que o Inkspiration se destaca por não tratar apenas da prevenção, mas também de melhorar a vida das mulheres que sobreviveram à cirurgia de retirada da(s) mama(s).
O funcionamento é simples, mas o que importa mesmo é a intenção: através do app, as mulheres podem experimentar diversos modelos de tatuagens feitas para ajudar a disfarçar as cicatrizes da mastectomia ou para adornar os seios de forma sensual, recuperando a autoestima delas.
Através do próprio app, também é possível entrar em contato com alguns tatuares especializados na criação de artes para mulheres precisaram realizar a mastectomia. Eles têm o cuidado necessário para lidar com o drama sofrido por elas, e se esmeram em criar designs que ajudem a deixa-las mais contentes com o próprio corpo.
A princípio, o Inkspiration funciona apenas para iPhone, mas uma versão Android está sendo desenvolvida. Os responsáveis também pretendem incluir no app a opção de adquirir tatuagens temporárias, o que poderia ajudar as mulheres a decidirem se a tatuagem terá um impacto positivo em suas vidas ao experimentá-la por alguns dias.
Criação da Crispin Porter & Bogusky Noel Fanus para a ONG Personal Ink.