Instrumento de percussão amplifica os “sons da tortura”
Criação é da Leo Burnett de Lisboa para a Stop Torture
Tortura por cordas, afogamento, choques elétricos…. É estranho pensar como a crueldade pode ser criativa, e quantos instrumentos podem ser usados para machucar alguém. O som da dor causada por eles, entretanto, dificilmente chegam aos nossos ouvidos.
É aí que entra Sons da Tortura, projeto desenvolvido pela Leo Burnett de Lisboa para a Anistia Internacional que tem por objetivo amplificar a voz de vítimas de tortura e maus-tratos ao redor do mundo e divulgar a causa Stop Torture.
Segundo Steve Colmar, diretor de criação da Leo Burnett, Sons da Tortura é um instrumento de percussão que foi construído a partir de ferramentas comumente utilizadas para a tortura em diversos países. A bateria foi criada em parceira com diversos músicos e artistas, entre eles Hélio Morais, baterista de duas bandas portuguesas, Paus e Linda Martini.
“Partimos do insight que o sofrimento destas vítimas não chega aos ouvidos de todos. Então decidimos construir algo para amplificar o som e tornar mais alto este pedido de socorro”, conta.
Sons da Tortura está sendo levado a diversas cidades portuguesas para divulgar a causa, que também conta com um site onde é possível ouvir o som de cada instrumento, além de assinar a petição da causa.