Para desespero dos anunciantes, mais de 56% dos anúncios do Google não são vistos pelo público
Publicidade digital era exibidas pelo Google, porém os banners não eram vistos por ninguém (!)
Uma pesquisa realizada e divulgada pelo Google está deixando os anunciantes atônitos. Analisando sua rede display que faz uso da tecnologia Active View, a empresa foi atrás de quanto dos anúncios exibidos por ela estavam realmente sendo vistos por alguém do outro lado da tela.
O resultado foi assustador.
56,1% de todas as impressões entregues pelas plataformas display do Google não estavam sendo vistas por NENHUM usuário, porque elas estavam aparecendo fora da janela do navegador (!)
É importante lembrar, contudo, que parte desses anúncios foram adquiridos em pacotes no modelo “custo por clique”, portanto nem todos eles estavam sendo cobrados. Ainda assim, ter mais de 50% de anúncios que passam despercebidos não é uma métrica nada animadora.
Além disso, a pesquisa do Google também revelou algumas outras informações importantes, ainda que algumas delas já fossem de conhecimento de quem trabalha na área: a posição do anúncio na página faz muita diferença, com destaque para os banners que aparecem no último ponto visível da página, antes da rolagem; o formato e tamanho utilizado também influem na visibilidade do anúncio, sendo os formatos verticais os com melhor taxa de visualização; e o tipo de publicação em que o anúncio aparece também influi bastante, com sites de referências, comunidades online e sites de games tendo as melhores taxas de visualização.
Os dados completos da pesquisa podem ser obtidos nesse link.