J.J. Abrams fala sobre a mágica do mistério na Wired de maio
Em janeiro de 2008, fiz um post falando sobre J.J. Abrams e sua “mystery box”. O criador e produtor de arrasa-quarteirões como “Lost”, “Fringe”, “Cloverfield” e do novo “Star Trek”, conta sobre o papel fundamental do mistério quando se quer contar uma história na apresentação que fez no TED em 2007.
Abrams aprofunda o tema na nova edição da Wired (05.09), que traz uma matéria sua como editor-convidado da revista. Além de vários detalhes de bastidores de seu trabalho e de sua produtora Bad Robot, J.J. Abrams fala de como os spoilers são capazes de estimular a audiência, dando para a indústria do entretenimento um nível de engajamento nunca visto antes.
Segundo ele, nós estamos vivendo a “Era do Imediatismo”: todo mundo quer respostas imediatas, e podemos saber muita coisa com apenas uma simples pesquisa no Google. Só que nada tem impacto sem contexto.
Muitos querem saber o final de “Lost”, mas que graça teria essa resposta sem vivermos toda a experiência, sem passarmos pela história minuto a minuto, sem discutirmos os mistérios e teorias em torno da série? Para Abrams, o final é apenas um detalhe.
Recomendo muito a leitura da matéria. Senão puder fazer aproveitando todos os estímulos visuais da Wired impressa, você pode ler tudo online. No vídeo abaixo, os editores da revista falam sobre a parceria com J.J. Abrams.