Look at Me, um aplicativo de fotografia criado para ajudar crianças autistas
Em forma de game, app incentiva usuários a fazerem contato visual
Uma das características mais marcantes do autismo, o evitamento do contato visual é também um dos maiores obstáculos enfrentados por crianças com esta disfunção.
A partir de pesquisas que sugerem que crianças autistas gostam de interagir com gadgets, a Samsung resolveu estabelecer uma parceria com a Universidade de Seoul para criar um aplicativo gratuito para Android. Segundo a Adweek, o objetivo é desenvolver um app capaz de os pequenos a aprenderem como fazer contato visual e reconhecerem expressões faciais.
Look at Me é uma espécie de game criado com ajuda da Cheil Worldwide, e que ao longo de oito semanas foi testado por 20 crianças – entre elas Jong-Hyun, o garotinho que aparece no vídeo acima. Segundo os pesquisadores do projeto, 60% das crianças participantes apresentaram algum tipo de melhora no contato visual e sociabilização.
É uma ideia bacana, mas ainda é algo muito recente e certamente precisa de muito mais pesquisa para se comprovar a eficiência do aplicativo. Mas não deixa de ser emocionante ver a reação de Jong-Hyun e sua mãe no vídeo acima.