Facebook vai permitir denunciar páginas que divulgam notícias falsas
Felizmente, sites noticiosos cômicos como The Onion e Sensacionalista não deverão ser penalizados pelas novas medidas
Markito continua empenhado em fazer do Facebook um lugar das notícias que interessam. O novo desafio, agora, é avisar os usuários sobre informações falsas, hoaxes e piadinhas que circulam pela rede com cara de notícia de verdade.
A partir de hoje, uma das opções de ‘denúncia’ de um post – aquela que aparece quando você clica na setinha do lado do post – será a de avisar que aquela postagem está espalhando uma notícia falsa.
Depois que um determinado número de pessoas der esse aviso, o Facebook irá incluir uma legenda avisando os usuários de que muita gente apontou aquele conteúdo como fake.
Outra métrica usada pela rede social será o número de postagens deletadas, daquelas que alguém mais desavisado compartilhou com os amigos, mas que removeu depois de ficar ciente de que se tratava de uma brincadeira ou piada.
É interessante notar que as postagens não serão excluídas, nem existe menção a diminuição do alcance. O ponto principal é alertar os usuários sobre a ‘não-veracidade’ daquele conteúdo.
O Facebook também esclareceu que sites satíricos e cômicos, como o The Onion ou o Sensacionalista, não costumam ser reportados. Pelo visto, o radar de ironia das pessoas continua funcionando, e não existe exatamente uma necessidade de denunciar o conteúdo de um site que se diz “isento de verdade”, não é mesmo?