#TwitterFiction, o festival de literatura de ficção do Twitter, começa em maio
Um incentivo para literatura feita para a rede social, seja em 140 caracteres, imagem, vídeo ou com personagens virtuais
Desde 2012 acontece no Twitter o Fiction Festival, um festival que reúne escritores e amadores para criar ficção no ambiente da rede social. Eram 5 dias voltados à uma celebração da literatura de ficção, com criação de personagens, roteiros e contos narrados em tempo real.
A segunda edição do Fiction Festival só veio a acontecer em 2014, apoiada por editoras e associações de publicações, fomentando o surgimento de narrativas ficcionais dentro das possibilidades do Twitter.
Neste ano, o Twitter Fiction Festival acontece pela primeira vez em um ano ímpar, entre os dias 11 e 15 de maio, novamente com a parceria da Associação das Editoras Americanas e da editora Penguin Random House. Nesta terceira edição, alguns autores de renome, como @MargaretAtwood e @LemonySnicket, farão parte do festival, tuitando ficções originais, pensadas para circularem no Twitter.
It’s time! Announcing #TwitterFiction Festival 2015: May 11-15! Check out http://t.co/61LCpYP1nJ to learn more! https://t.co/mxuKYHVJaZ
— Fiction Festival (@TWfictionfest) February 18, 2015
Os formatos serão dos mais variados – valem textos, vídeos, imagens, personagens, histórias narradas por tuítes sequenciais e o que mais os escritores conseguirem criar.
O Twitter Fiction Festival também convida autores amadores do mundo todo a participarem com as suas ideias. No geral, o festival funciona majoritariamente em língua inglesa, o que não impede que os interessados tuítem contos e ficções em outros idiomas.
O Fiction Festival está organizado ao redor da hashtag #TwitterFiction e do perfil @TwFictionFest.
Quem se interessar já pode começar a trabalhar nas suas ideias. As melhores ficções feitas para o Twitter Fiction Festival serão selecionadas por um juri, e poderão ser divulgadas através da conta oficial do festival.
Uma oportunidade para desenvolver muito ficcionista amador de gaveta que conhecemos por aí. Tira da contracapa do caderninho ou do app de anotações e põe no Twitter!