SxSW 2015: Como se manter relevante na era digital?

SxSW 2015: Como se manter relevante na era digital?

Ou “Como seria Charles Barkley no sofá da Hebe?”

por Carlos Merigo
SxSW 2015

Esse é era o nome do painel no qual Richard Deitsch da Sports Ilustrated entrevistava Charles Barkley, um dos maiores jogadores de basquete de todos os tempos e comentarista da Turner Sports.

Esse painel me chamou atenção porque o Barkley não usa social media, então é no mínimo curioso que ele esteja dando dicas de como se manter relevante na era digital, porque ele meio que não vive como todos nós vivemos.

Eu pensei que a resposta seria por aí. “Barkley continua relevante porque ele É o assunto”. Ele é um comentarista polêmico e muitas vezes é mais discutido nas mídias sociais do que o jogo que ele comenta. Mas essa não é uma boa resposta para “como se manter relevante..”. porque poucas pessoas podem ser comentaristas esportivos polêmicos.

E aí ele começou a falar sobre o como ele é honesto e fala as coisas que realmente pensa, e não liga se for demitido porque ele tem dinheiro suficiente… E eu pensei que a resposta agora era isso: “Ser honesto”. O que seria bem legal: “se você é honesto, você é relevante”. Só que isso não é verdade. Aliás, boa parte das pessoas relevantes na era digital não são honestas e isso não atrapalha. Ser honesto é legal, mas não tem nada a ver com ser relevante. São duas coisas separadas.

SxSW 2015

E aí o repórter começou a perguntar sobre as séries favoritas do Barkley, e quem é o melhor jogador da NBA hoje. Foi então que eu reparei que essa palestra não era nem um pouco sobre como se manter relevante na era digital. O título dela deveria ser “Como seria Charles Barkley no sofá da Hebe?”.

“- Você assistiu Birdman?” – perguntou Deitsch
“- Não, mas está na minha lista” – respondeu Barkley.

compartilhe

Até que foi legal pra mim, porque eu amo basquete e ver o Barkley é sempre interessante, mas na real, essa entrevista ficou realmente parecendo com uma timeline da nossa rede social favorita: fugiu completamente ao assunto, gerou um monte de comentários aleatórios, muita gente querendo aparecer, não chegou a lugar nenhum e no fim estávamos discutindo sobre esportes.

Essa palestra fez o SxSW parecer um pouquinho mais com os outros eventos nos quais eu já pisei: o lado de fora às vezes é mais interessante do que o lado de dentro das salas de conferência. Resta descobrir quantas vezes.

todo tipo
de conversa
para quem quer
sair do raso
Photo by Prince Akachi on Unsplash

transforme sua marca em conversa
conte com o b9

20 anos de pioneirismo digital

Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:

negocios.b9.com.br
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
icone de linkCopiar link